Turismo prejudicado

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 16/07/2016 às 00:28:00

Uma das principais obras do governo de Jackson Barreto para a área do turismo de negócios, empreendedorismo e atividades afins está completamente paralisada por falta de dinheiro. Nas últimas semanas, nem um operário sequer coloca os pés na área do Centro de Convenções de Sergipe que vinha sendo reformado desde julho de 2015. No total, a reforma e ampliação do centro, que era mesmo acanhado, custariam R$ 20.735.869,05, mas o caixa secou.

Adilson Júnior, que era o secretário de Estado do Turismo e do Esporte, agora pré-candidato a prefeito de São Cristóvão pelo PDT, tratava a obra como 'a menina dos seus olhos'. Segundo ele, e com razão, a reforma e ampliação do Centro de Convenções é um antigo sonho do trade turístico e será um marco para o desenvolvimento da economia e do turismo de Sergipe, elevando o fluxo de eventos e negócios de 5% para algo em torno de 30%, de acordo com as expectativas do setor. "Essa ação, aliadas a outras, significa que há agenda positiva do Governo do Estado, que tem como política para o turismo a geração de emprego, renda e aumento da competitividade do destino Sergipe", dizia ele.
Em quase um ano de reforma, nem foram feitas tantas mudanças assim na estrutura do local.

Desmancharam as paredes que existiam, derrubaram algumas partes e pintaram a estrutura metálica do teto. Somente isso. De acordo com a placa instalada na avenida Tancredo Neves, a obra tem prazo de 540 dias para ser concluída através dos trabalhos da Macedo Engenharia Ltda. Os recursos eram dos governos federal e estadual, através do Ministério do Turismo e da Secretaria de Turismo e do Esporte. Foi iniciada justamente no dia 20 de julho de 2015, sendo que o término seria em 9 de janeiro de 2017. Agora só Deus sabe quando isso ocorrerá.

De acordo com a comunicação do governo, que sempre fazia festa para divulgar notícias sobre a obra, o novo Centro de Convenções colocaria Sergipe na rota dos grandes eventos corporativos, já que teria área atual aumentada de 8.000 m² para 14.000 m², podendo receber exposições, congressos e convenções com até 5.000 participantes. Além disso, garantiria a Sergipe um novo posicionamento para a atração de eventos, principalmente nos meses de baixa estação, reforçando o movimento dos 52 segmentos da cadeia produtiva do turismo.

Caso o dinheiro reapareça, o Centro de Convenções ora abandonado poderá ser um dos mais modernos do Brasil. Isso porque está prevista a construção de novo edifício de dois pavimentos, completando a utilização de toda quadra, sistema completo de climatização, elevadores de carga e para pessoas com deficiência, escadas rolantes, moderna iluminação em todas as áreas, internet com sistema wifi e fechamento externo em painéis de alvenaria com tratamento acústico. O projeto é do escritório de arquitetura Ana Libório & Gândara Jr. Agora o jeito é aguardar.

Esperança de Luciano
Ainda repercute muito na imprensa e principalmente nas redes sociais a cassação do mandato do deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), até então presidente da Assembleia Legislativa. Abalado, mas consciente dos seus erros administrativos, ele ontem divulgou nota com teor profundamente triste, mas com pitada de uma esperança difícil de se firmar. "Sei que decisão judicial não se discute, cumpre-se ou recorre-se. Estou fazendo exatamente as duas coisas: cumprindo serenamente a decisão do TSE e esperançosamente recorrendo ao STF em busca dos direitos que me foram injustamente retirados", escreveu Luciano.

Esperança de Luciano I
"A dor da injustiça é muito grande, mas continuo de pé. Permaneço firme e inabalável na minha luta em defesa do meu querido povo de Itabaiana, ao lado dos sergipanos, confiando nas leis dos homens e, sobretudo, confiando integralmente na lei de Deus. Muito obrigado a todos pelos gestos de solidariedade, mas, é assim mesmo, vida que segue. A luta continua. Vamos em frente!", completa a nota. Luciano bispo foi afastado na quarta-feira, 13, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, após notificação do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe.  

Elogio de Garibalde
Ontem, o novo presidente da Alese, Garibalde Mendonça (PMDB), também lamentou a saída brusca de Luciano. "Estou no meu quinto mandato como deputado estadual e sempre digo que nunca deixei de ter a pretensão de um dia dirigir esta Casa. Mas confesso que não gostei e fiquei realmente constrangido da maneira como se deu. Quando vemos um colega nessa situação é realmente difícil. Luciano Bispo vinha fazendo um trabalho de qualidade na Alese. Ele é um colega querido por todos nós. Mas isso faz parte da política e da vida e o meu trabalho é fortalecer o nosso poder", disse, anunciando que já começou a fazer mudanças na equipe de diretores da Casa.

 Posse do barulho
Se a posse de Garibalde Mendonça (PMDB) na presidência da Assembleia Legislativa, ocorrida na quinta-feira, foi discreta, a de Conceição Vieira (PT), como deputada, fez muito barulho na manhã de ontem. Ao som de versos cantados em paródia, amigos, familiares e personalidades prestigiaram a posse da petista na Sala das Comissões da Casa Legislativa. "Vieira… Vieira… Conceição Vieira" era a música do momento. Vários deputados marcaram presença na solenidade comandada pelo presidente Garibalde Mendonça. O líder do governo, Francisco Gualberto (PT), saudou a companheira e ressaltou o fato de a bancada do PT contar com mais uma integrante. Além dele e de Conceição, a deputada Ana Lúcia completa o time de petistas na Alese.

"Vamos trabalhar"
Esse será o terceiro mandato de Conceição Vieira, que na eleição de 2014 ficou como suplente com 22.298 votos. Ontem ela disse que sua posse poderia ter acontecido em uma circunstância melhor e mais positiva. "Superamos esse momento de sofrimento para o deputado Luciano Bispo que deixa a Casa, mas buscarei corresponder às expectativas, além de também contribuir e fortalecer o espaço do Partido dos Trabalhadores na Alese. É assim que está escrito, então vamos trabalhar", afirmou.

Dilma em Aracaju
No próximo dia 25 de julho, a presidenta afastada Dilma Rousseff estará em Aracaju participando de ato público na praça General Valadão. A ação integra a série de viagens que ela tem feito pelo Brasil explicando e denunciando o golpe que sofre no processo de impeachment em curso no senado federal. "Sergipe nunca faltou à nossa presidenta Dilma. Em todas as eleições demos fantásticas vitórias a ela nas ruas e nas urnas. Continuamos com a mesma confiança e muito conscientes de que o que fazem com ela é uma injustiça à sua história e a sua gestão na presidência", anunciou o presidente estadual do PT, Rogério Carvalho.

Protesto em Itabaiana
Estudantes sergipanos fizeram protesto ontem, 15, na avenida Otoniel Dória, em Itabaiana, contra o não pagamento do transporte escolar, fato que vem motivando constantes prejuízos aos motoristas, que têm ficado sem salário, bem como aos alunos que dependem desse transporte para chegar à escola. Após suspenderam o serviço algumas vezes, os donos das empresas esperam que a ordem judicial, cujo prazo expirou esta semana, seja cumprida, no sentido de bloquear as verbas para que a Secretaria de Estado da Educação adote as medidas necessárias para quitar o débito avaliado em R$ 3 milhões. O protesto foi realizado por estudantes nas imediações da DRE3, em Itabaiana.

Jogos de azar
O senador Ricardo Franco (DEM) anunciou o seu voto contra a legalização dos jogos de azar no Brasil. Para ele, legalizá-los facilitará a lavagem de dinheiro e a ampliação do vício em jogos. Franco revelou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo os quais, entre as pessoas que apostam, cerca de 3% enfrentam problemas por causa de jogo, como dívidas ou desentendimentos familiares. Outro 2% sofrem sérias doenças. A proposta, de autoria do senador Fernando Bezerra (RN), deverá ser apreciada pelo Plenário, na primeira semana de agosto.

Maria da Penha
A senadora licenciada, Maria do Carmo Alves (DEM), destacou a comemoração dos dez anos da Lei Maria da Penha, que, no seu entender, trouxe relevantes avanços em favor da mulher, mas ainda precisa de muito mais para garantir a total integridade física e moral à classe. Para Maria, apesar da conscientização sobre a necessidade de denunciar os seus agressores, as mulheres, ainda, não se sentem confortáveis e seguras nas instâncias que deveriam estar preparadas para acolhê-las.

Futebol de bancários
Hoje, 16, às 8h30, acontece a abertura oficial do Campeonato Bancário de Futebol Soçaite de Sergipe. O evento será realizado no campo da Associação Atlética do Banese (AABanese), em Aracaju. Estão inscritas 16 equipes: 12 da categoria Livre e 4, Master. De acordo com o secretário de Esporte e Cultura do Sindicato dos Bancários de Sergipe, Adilson Azevedo, a segunda rodada será no sábado, dia 23, quando todas as equipes jogarão. Os jogos acontecerão nos clubes esportivos da AABanese, AABB e Apcef. Está será a 39ª edição do Campeonato.

O que dá o verdadeiro sentido ao
encontro é a busca, e é preciso andar muito para se alcançar o que está perto
José Saramago

Cleomar
No próximo domingo, 17 de julho, faz cinco anos que Sergipe perdeu um dos seus maiores jornalistas até então em atividade: Cleomar Brandi. Cronista, poeta, ensaísta e artista plástico, dentre outras atividades, Cleomar era baiano de nascimento, mas sergipano de coração, corpo e alma. Faz muita falta no mundo de hoje.