Bem focado

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Na visita que fez ontem à tarde ao Jornal do Dia, na companhia do seu vice pastor Antônio dos Santos (PSB) e assessores, o candidato da coligação Aracaju vai Renovar, Valadares Filho anunciou que fará a licitação do sistema de transporte coletivo da cidad
Na visita que fez ontem à tarde ao Jornal do Dia, na companhia do seu vice pastor Antônio dos Santos (PSB) e assessores, o candidato da coligação Aracaju vai Renovar, Valadares Filho anunciou que fará a licitação do sistema de transporte coletivo da cidad

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 17/08/2016 às 08:48:00

Na visita que fez ontem à tarde ao Jornal do Dia, na companhia do seu vice pastor Antônio dos Santos (PSB) e assessores, o candidato da coligação Aracaju vai Renovar, Valadares Filho anunciou que fará a licitação do sistema de transporte coletivo da cidade no decorrer de sua administração. A licitação vem sendo preparada desde a gestão Edvaldo Nogueira e atravessou a de João Alves sem qualquer andamento.

Bem focado

Na visita que fez ontem à tarde ao Jornal do Dia o candidato a prefeito Valadares Filho, da Coligação Aracaju vai Renovar, falou do seu programa de governo para Aracaju e expectativa da campanha eleitoral.
Segundo Valadares Filho, o programa de governo já finalizado, mas aberto a sugestões da sociedade, tem 10 eixos em 14 temas. Ressalta que ele foca na reorganização da cidade, planejamento, eficiência de gestão, investimento em tecnologia e inteligência, e assistência social.
Eleito, VF assegurou que vai fazer a licitação no transporte público e construir 4 mil casas populares para pessoas que ganham até três salários mínimos. Vai gastar menos com a máquina pública e mais com a cidade, ser presente nos bairros, instalar sala de monitoramento para reuniões semanais com secretários, entre outras propostas.
Ele reclamou da falta de transparência da gestão municipal, da dificuldade de dados e acessos. "A prefeitura é uma verdadeira caixa preta. Existem recursos do governo federal para mobilidade urbana e eles não foram gastos. Nós temos dificuldade de obter essas informações", lamentou, lembrando que não é a toa que Aracaju é a 26ª capital pior em transparência.
Para o candidato da coligação Aracaju vai Renovar, a administração do prefeito João Alves é um caos por falta de projetos e objetivos de administração. "O BRT não foi implantado porque não foi planejado. A proposta do BRT foi para se contrapor ao nosso projeto do VLT. Falta visão e planejamento do prefeito para administrar Aracaju", avalia.
Na sua concepção, não sobra dinheiro para nada no governo de João Alves por falta de gestão. Ressalta que o seu programa de governo consta projetos que vão enxugar a máquina pública de modo a sobrar dinheiro para investimentos nos projetos de governo.
Valadares Filho finalizou a visita ao jornal garantindo que fará uma campanha eleitoral "limpa" e "transparente", focando sempre no programa de governo e no debate da cidade.
E que está otimista com o resultado das urnas pela proposta para a nova geração e renovação, e pela consciência de que sabe o que quer para Aracaju para o presente e o futuro.
O candidato Valadares Filho demonstrou maturidade política e preparo para disputar as eleições e até mesmo ser o prefeito de Aracaju, mediante conhecimento de todo o programa de governo, que não tem projetos mirabolantes e inviáveis, mas que podem mudar a cara de Aracaju. Foi planejado dentro da nova realidade brasileira.

Pesquisa
Na próxima segunda-feira tem pesquisa do Ibope para prefeito de Aracaju. O resultado será divulgado pela TV Sergipe, no SETV 2ª edição. Uma outra pesquisa do Ibope para prefeito da capital, contratada pela Rede Globo, será divulgada na véspera das eleições, ou seja, sábado, 01 de outubro.

Debate
A TV Sergipe realizará debate com os sete candidatos a prefeito de Aracaju no dia 29 de setembro, após a novela Velho Chico. A única dúvida é se o prefeito João Alves Filho (DEM) participará do debate.  

Ponto de vista 1
O governador Jackson Barreto (PMDB) não teme uma rejeição do PT nas eleições deste ano em Aracaju. Avalia que a ex-primeira dama Eliane Aquino (PT), vice de Edvaldo Nogueira, representa o legado do ex-governador Marcelo Déda, que era um político ético e honrado.

Ponto de vista 2
Para ele, o pleito de 03 de outubro focará nas questões locais e não nacional. Avalia que o PT em Sergipe não tem nada que o desabone, uma vez que não teve nenhum escândalo no governo Marcelo Déda e na administração do ex-senador José Eduardo Dutra à frente da Petrobras e da BR Distribuidora.  

Como mineira
A senadora licenciada Maria do Carmo Alves (DEM), que responde pela Secretaria Municipal de Ação Social, continua trabalhando diariamente pela reeleição do prefeito João Alves (DEM). Visita os bairros da capital das 6h às 21h, onde faz reuniões com as comunidades.

Ricardo Franco
no PSB?
Na protocolar visita de candidato que fez na tarde de ontem à TV Sergipe, quando foi recebido pelo presidente Albano Franco, Valadares Filho convidou o senador em exercício, Ricardo Franco (DEM) para se filiar ao seu partido. "Eu me comprometo a analisar o convite", disse Ricardo que, naquele instante, estava na TV e fez uma aparição na sala do pai. Ele é primeiro suplente de senador de Maria do Carmo e está no exercício do mandato desde o dia 11 de novembro do ano passado.

Especulação
Nas rodas políticas o comentário é que Ricardo Franco estaria contrariado com Maria do Carmo por querer reassumir novamente o mandato para votar pelo impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, no julgamento final do processo marcado para o próximo dia 25 de agosto no Senado. Na última votação do impeachment, Maria do Carmo reassumiu o mandato só para votar.

Curiosidade
Em Amparo do São Francisco, o PT, PCdoB e PSD estão na coligação do candidato a prefeito Franklin Cardoso (PR), que é da base aliada do senador Eduardo Amorim (PSC) e do líder do governo na Câmara André Moura (PSC). Onze partidos integram a coligação "O futuro se constrói com atitude", encabeçada por Franklin e o vice Adjalmir Silveira (PTB). São eles: PR/PP/PTC/PT/PTB/PSD/PEN/PHS/PTN/PCdoB/PSC.
São José 1
O secretário Sales Neto (Comunicação) informa que o Governo do Estado tem repassado mensalmente as parcelas de recursos da saúde para a Prefeitura de Aracaju, pelo atendimento aos pacientes do SUS nos Hospitais São José e Cirurgia, e na Maternidade Santa Isabel. Revela que a única que está aberta é a do mês de julho, cujo repasse será feito no final de agosto. "O repasse de um mês é sempre feito no final do mês subsequente", afirma, enfatizando que a secretária Conceição Menezes (Saúde) tem as notas de repasse do dinheiro para a Prefeitura de Aracaju e vai apresentar.

São José 2
Segundo Neto, caso o Hospital São José venha a fechar nessa sexta-feira a responsabilidade é exclusivamente da Prefeitura de Aracaju, que deve R$ 2,7 milhões. "O valor que o estado repassa para o São José, via prefeitura, é de R$ 168 mil. Esse dinheiro referente a julho será repassado no final deste mês. O que está ocorrendo é que a prefeitura está se apropriando indevidamente dos recursos e ainda tem a cara de pau de dizer que o governo não está pagando", denuncia.
Agenda Edvaldo Nogueira
O candidato Edvaldo Nogueira (PCdoB) e sua vice Eliane Aquino (PT) participaram ontem da primeira caminhada da campanha eleitoral, no centro da cidade. Acompanhados do presidente da Assembleia Legislativa, Garibalde Mendonça (PMDB), da deputada estadual Ana Lúcia (PT), vereadores, candidatos e militantes, Edvaldo e Eliane conversaram com a população e convidaram para a inauguração do comitê da campanha, que ocorrerá nessa sexta-feira. Eles receberam muitas mensagens de apoio e ouviram reclamações em relação ao abandono da cidade.

Agenda Valadares Filho
Ontem o candidato da coligação "Aracaju vai Renovar" tomou café com o "Trade" Turístico para entrega das propostas do seguimento e depois visitou alguns veículos de comunicação, inclusive o Jornal do Dia, às 16h. Às 18h30, teve reunião com amigos advogados da candidata a vereadora Niully. Já às 19h30, teve novo encontro com o "Trade" Turístico para apresentação das propostas do plano de governo para o seguimento.

Fora do Eixo
Deu ontem na Coluna Esplanada, do Correio Braziliense, com o título acima: "A violência não está restrita aos grandes centros, como Rio e São Paulo. Em Sergipe, um dos menores Estados, a onda de violência tirou a tranquilidade dos moradores e as instituições querem medidas urgentes dos responsáveis pela segurança. O presidente da OAB local, Henri Clay, cobrou posição da Secretaria de Segurança".

Violência Banal
Finaliza a coluna com o título acima: "Três exemplos recentes da violência em Aracaju: um trocador de ônibus foi assassinado porque demorou a entregar o dinheiro do caixa; um delegado de polícia foi morto a tiros na porta de casa e um advogado foi alvejado dentro do carro após sair do seu escritório".

No meio do caminho
Já a coluna de Ilimar Franco, do O Globo, publicou ontem a seguinte nota com o título acima: "Líder do governo, André Moura levantou que cada MP tem levado de cinco a seis horas para ser votada na Câmara. Elas são travadas pelo kit obstrução do PT. Ainda há oito MPs pela frente. O Temor é que a demora atrase as prioridades do governo interino: a PEC do teto, o pré-sal e as reformas".

Veja essa...
O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) continua alfinetando o ex-aliado, o governador Jackson Barreto, pelas redes sociais. Postou ontem: "Nunca quis, não pedi, nem tampouco esperei o apoio de Jackson Barreto para Valadares Filho. Não tive raiva, ao contrário me senti aliviado".

Curtas
Na manhã de ontem o líder do governo na Câmara, André Moura, participou de audiência com o ministro Ricardo Barros (Saúde) para tratar da Medida Provisória (MP) 723/2016, que prorroga, por mais três anos, o programa Mais Médicos. A matéria foi aprovada na Comissão Mista em julho deste ano e o prazo limite para aprovação no Congresso é até 29 de agosto.
 
Segundo André, a prorrogação do programa é uma solicitação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Garante que se empenhará para aprovar a MP em plenário na próxima segunda-feira, 22.
 O engenheiro civil Carlos Alberto de Sales Herculano, um dos fundadores e mantenedores da Construtora Nassal desde 1982, recebe hoje o título de Cidadão Sergipano. Herculano nasceu em São Luiz do Curu, no Ceará, fez engenharia civil na Paraíba e desde 1977 mora em Aracaju, onde se casou e tem três filhos.

O projeto de lei que lhe deu o título de cidadão sergipano é do deputado Luciano Pimentel, PSB. "Carlos Herculano é um devoto do trabalho. E da ética do mercado", diz Pimentel.

Também estão na coordenação de campanha do candidato Valadares Filho o ex-vereador Danilo Segundo e Elbinho Bastos.