Dupla brasileira confirma favoritismo e ganha ouro

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
MARTINE E KAHENA SÃO AS PRIMEIRAS MEDALHISTAS OLÍMPICAS DO BRASIL DA NOVA CLASSE 49erFX
MARTINE E KAHENA SÃO AS PRIMEIRAS MEDALHISTAS OLÍMPICAS DO BRASIL DA NOVA CLASSE 49erFX

Martine e Kahena vencem na vela e o Brasil supera os ouros conquistados em Londres-2012
Martine e Kahena vencem na vela e o Brasil supera os ouros conquistados em Londres-2012

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 19/08/2016 às 09:47:00

Givaldo Batista
givaldobs@yahoo.com.br

As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram a medalha de ouro na classe 49ER FX da vela, nos Jogos Olímpicos Rio-2016.Martine, 25 anos e filha de Torben Grael e Kahena, também de 25 anos, venceram a regata das medalhas, disputada nesta quinta-feira, 18, na Baía de Guanabara.
Nesta última regata, a famosa 'Medal Race', a pontuação era dobrada. Quem chegasse em primeiro perderia dois pontos, em segundo perderia quatro, e assim por diante. Para ficar com o ouro, Martine e Kahena precisavam chegar na frente de três barcos adversários.
As brasileiras alcançaram o objetivo, cruzando a linha de chegada em primeiro lugar apenas dois segundos à frente das neozelandesas Alex Maloney e Molly Meech. Elas terminaram a competição com 48 pontos, contra 51 da dupla da Nova Zelândia.
As dinamarquesas Jena Hansen e Katja Steen Salskov-Iversen, chegaram na 4ª colocação e levaram o bronze, com 54 pontos perdidos.

Geração Grael - Com a valiosa ajuda de Kahena, Martine se tornou a terceira geração Grael a conquistar uma medalha olímpica, a oitava da família no geral.O pai, Torben Grael, é dono de cinco medalhas em Olimpíadas, incluindo duas de ouro na classe Star (Atlanta-1996 e Atenas-2004), enquanto o tio Lars tem dois bronzes no currículo (Seoul-1988 e Atlanta-1996).
Ao chegar em terra firme logo após a regata final, as campeãs olímpicas foram recebidas em festa pela família e pelo próprio Scheidt, que fez questão de dar um abraço nas novas rainhas da vela brasileira.