A gota d´água

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 19/08/2016 às 09:50:00

Em 2014, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) desejava disputar a reeleição tendo como primeiro suplente Ricardo Leite, irmão do ex-governador Albano Franco. Não gostou de saber que o marido, o prefeito João Alves (DEM), tinha fechado acordo com Albano para que o primeiro suplente fosse o filho Ricardo Franco.
Pelo que a coluna tem conhecimento, Maria não aceitava disputar a reeleição com Ricardo por não ser muito simpática à mãe Leonor Barreto. Preferia, até, abrir mão da disputa. Chegou a convocar uma entrevista coletiva à imprensa para anunciar que não seria candidata à reeleição.
Isso deixou em polvorosa todos os familiares, que após várias reuniões a convenceram que ela tinha que disputar a reeleição com Ricardo Barreto e não o Ricardo Leite, porque seria ruim ter Albano Franco e a TV Sergipe como adversários. Avaliaram que Albano teria uns 50 mil votos que poderia transferir para o lado que fosse e que Maria só ganharia do adversário Rogério Carvalho (PT) com o apoio político e financeiro do ex-governador.
Com esses argumentos, Maria foi convencida a disputar a reeleição tendo Ricardo Barreto Franco como vice. Reeleita, a relação política da senadora com o suplente nunca foi das melhores.
Pelo que a coluna sabe, Ricardo assumiu o mandato há nove meses, em cumprimento a acordo político, sem ter direito a indicar um assessor. Todo o gabinete continua sendo de Maria do Carmo.
A relação política entre os dois começou a azedar no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), quando Maria do Carmo reassumiu o mandato somente para votar pelo impedimento. Ricardo não gostou, mas como um bom cabrito não berrou.
Agora, novamente, a senadora comunicou que iria reassumir seu mandato para votar de novo no processo de impeachment da presidente afastada, que inicia no próximo dia 25. Ricardo, que vem acompanhando todo o processo no Senado e votando nos relatórios do processo de impedimento, não deve ter ficado satisfeito em saber que seria afastado novamente do mandato somente para a titular votar pelo impeachment para que o prefeito fique bem na fita com o presidente interino Michel Temer.
Trocando em miúdos, essa decisão da senadora, com certeza, azedou de vez a relação política com Ricardo Franco a ponto de ontem a sua assessoria ter distribuído release comunicando que na próxima terça-feira ela assumiria o mandato e ele, após nove meses como senador, retornaria a Sergipe para se dedicar aos negócios.
No release, Ricardo, que não é político, mas empresário, já presta contas dos nove meses do seu mandato, deixando claro que a sua decisão de não mais retornar ao Congresso Nacional é em caráter irrevogável. Pelo menos por este ano.
Esse gesto de Ricardo vai afetar a relação política entre Albano e João Alves, principalmente nesse momento que o prefeito disputa a reeleição. É muito provável que Albano e o filho venham a apoiar o candidato a prefeito Valadares Filho (PSB).
Resta saber se Maria do Carmo ficará em Brasília exercendo o seu mandato, nesses cerca de 50 dias que faltam para as eleições municipais, ou convoca o segundo suplente e volta a Sergipe para reassumir a Secretaria da Família e da Assistência Social de Aracaju e ajudar na reeleição do marido.
É mais um problema para o prefeito candidato João Alves resolver... 

Convite
Já sabendo dos problemas políticos entre o empresário Ricardo Franco (DEM) e a senadora Maria do Carmo Alves (DEM), o candidato a prefeito Valadares Filho (PSB) o convidou a se filiar ao seu partido. Foi na visita do candidato a TV Sergipe, na terça-feira passada.

Sucessão municipal
A coluna desta sexta-feira da continuidade a relação dos candidatos a prefeito nos 75 municípios de Sergipe e suas coligações. Assim como a quantidade de candidatos a vereador.

Indiaroba
O município tem dois candidatos a prefeito. São eles: Adinaldo (PMDB), com a coligação PRB/PDT/PMDB/PMN/PEN/PCdoB/PRP/PSDC; e Nelson Habib (PSC),  tendo na coligação PT/PTB/PTN/PSC/PR/PPS/DEM/PHS/PMN/PMB/PSB/PV/PSD/PTdoB/ PROS/PSDB/SD/PSL. Indiaroba tem 61 candidatos a vereador.

Itabaiana
Como Indiaroba, Itabaiana tem apenas dois candidatos a prefeito: Roberto Bispo (PMDB), com a coligação PMDB/PDT/PCdoB/PTdoB/PT/PSD; e Valmir de Francisquinho (PR), tendo na coligação PR/PP/PSB/PSC/PSDB/PTN/PSL/DEM/PTB/PRP/PPS/PTC/PV/PROS/PMN/SD/PEN/PRB. O município tem 79 candidatos a vereador.
 Itabaianinha
O município tem quatro candidatos a prefeito: Alan Vieira (PSB), tendo na coligação PSB/PTC/DEM/PSC/PSD; Danilo de Joaldo (PMDB), com a coligação PRB/PP/PDT/PT/PMDB/PTN/PPS/PHS/PMN/PSDB; Dr. Emerson (SD); e Professor Gleinyson (PV), com a coligação PV/Rede/PTdoB/PEN. Itabaianinha tem 85 candidatos a vereador.

Itabi
São três os candidatos a prefeito no município: Genisson de Zélia (PSC), com a coligação PSC/PRTB/DEM; Mané do Povo (PSD), tendo na coligação PP/PDT/PT/PMDB/PTN/PSB/PV/PSD; e Zé Graça de Itabi (PRB), com PRB/PEN/PCdoB/PPS. Itabi tem 37 candidatos a vereador.

Itaporanga D´Ajuda
Existe apenas dois candidatos a prefeito no município: Gracinha Garcez (PMDB), com a coligação PRB/PMDB/Rede/PPS/PHS/PMB/PSB/PSD/PRP/PEN; e Otavio Sobral (PSDB), com a coligação PSDB/PROS. Itaporanga tem 142 candidatos a vereador.

Japaratuba
O município tem quatro candidatos a prefeito: Hélio Sobral (PMDB), tendo na coligação PMDB/PSB/PT/PV/PPL; Lara Moura (PSC), com a maior coligação PSC/PHS/PP/PDT/PSL/PTB/PR/PMN/SD/PTC/PMB/DEM/PEN/PSDC/PTdoB/PSDB/PSB/PPS/PRTB; Manuel Pedreiro (PSOL); e Sukita (PTN), com a coligação PRB/PTN/PRP/PSD. Japaratuba tem 131 candidatos a vereador

Japoatã
Também são quatro os candidatos a prefeito em Japoatã: Dr. Gimarcos (PSD), com a coligação PPS/PTdoB/PSD/PT; Genice (PSDB), tendo na coligação PSDB/PSC/PTC/PCdoB/SD/PSB; Ivete de Branco (PMDB), com a coligação PROS/PMDB; e Magno (PTN), com a coligação PRB/PTN/PHS. O município tem 61 candidatos a vereador.

Lagarto
O município tem quase a mesma quantidade de candidatos a prefeitos de Aracaju: 06. São candidatos: Enoque Araújo (Rede), Jerônimo Reis Neto (PMDB), com a coligação PSD/PV/PMN/DEM/PHS/PCdoB/SD/PMDB/PRB/PPS; Valmir Monteiro (PSC), tendo na coligação PDT/PSC/PTB/PTN/PSL/PR/PSDC/PRTB/PRP/PTdoB/PT/PSDB/PMB/PTC/PSB; Marcelio Ribeiro (Psol); Rosendo Ribeiro (PEN); e Tenente William Cardoso (PPL). Lagarto tem 174 candidatos a vereador.

Laranjeiras
São apenas dois os candidatos a prefeito no município: Juca de Bala (PMDB), com a coligação PMDB/PSB/PSD/SD/PCdoB/PRTB; e Paulinho da Varzinhas (DEM), tendo na coligação DEM/PSDB/PR/PSC/PMB/PPS/PRB/PTdoB/PT. Em Laranjeiras são 60 os candidatos a vereador.

Macambira
No município são também dois candidatos a prefeito: Luciano de Vital (PT), com a coligação PP/PDT/PT/PMDB/PMN/PCdoB; e Roberto Pacheco (PSD), tendo a coligação PSD/PSDB. Macambira tem 30 candidatos a vereador.

Malhada dos Bois
Em Malhada dos Bois somente dois candidatos na disputa pela prefeitura: Cesar de Malhada (PSC), com a coligação PSC/DEM/PSB/PV/PSDB; e Sandro do Projeto (SD), tendo na coligação SD/PMDB/PT/PDT. O município tem 31 candidatos a vereador.

Malhador
O município tem também apenas dois candidatos a prefeito: Elayne de Dedé (PSB), tendo na coligação PP/PMDB/PSC/PTC/PSB/PEN/PSD/PROS; e Jadinho (SD), com a coligação SD/PRP/PSDB/DEM/PHS/PT/PTN/PCdoB/PSL. Em Malhador são 31 os candidatos a vereador.

Maruim
Dois candidatos disputam a prefeitura municipal: Chile (PV), com a coligação PV/SD/PSDB/PHS; e Jeferson Santana (PMDB), com a coligação PP/PDT/PT/PMDB/PPS/PSC/PTC/PSB/PEN/PSD/PTdoB/PROS/PRB. Maruim tem 57 candidatos a vereador.

Moita Bonita
Em Moita são também dois candidatos a prefeito: Edmilson Sindô (PSD), tendo na coligação PP/Rede/DEM/PSD/SD; e Marcos Costa (PMDB), tendo na coligação PMDB/PROS/PDT/PSB/PTB. O município tem 35 candidatos a vereador.

Monte Alegre
O município tem três candidatos a prefeito: Dr. João (PDT); Nena de Luciano (PRB), com a coligação PRB/PT/PSB/PMN/PMDB; e Tonhão (PSC), tendo na coligação PP/PSC/PR/PSDB. Monte Alegre tem 54 candidatos a vereador.

Muribeca
São dois os candidatos a prefeito no município: Fernandinho Franco (PSDB), com a coligação PSDB/DEM/PSB/PMDB; e Sandra (PSD), tendo na coligação PSD/PSC/PP/PTC/PDT/PRB/PT. Em Muribeca são 34 os candidatos a vereador.

Neópolis
Em Neópolis, são dois os candidatos a prefeito: Amintas Diniz (PSD), com a coligação PSD/PSDB/PDT/PTN/PTB/PTdoB/PT/SD/PROS/PMDB/PSB; e Dr. Luizinho (PR), tendo na coligação PR/PPS/PTC/PV. O município tem 51 candidatos a vereador.
Nossa Senhora Aparecida
O município tem dois candidatos a prefeito: Jeane da Farmácia (PR), com a coligação PP/PR/PPS/DEM/PSB/PV/PSDB; e Vera (PMDB), que tem na coligação os partidos PMDB/PT/PSC/PSL. Aparecida tem 26 candidatos a vereador.

Nossa Senhora da Glória
Apenas dois candidatos a prefeito no município: Chico (PT), com a coligação PT/PR/PTB/PSD/PTC/PSDB/PCdoB/SD/PSDC/PDT; e Ciane Irmã de Jairo (PRB), tendo na coligação PRB/PP/PMDB/PSC/ PPS/PMN/PSB/PV/PRP/PROS. Em Glória são 63 os candidatos a vereador.

Nossa Senhora das Dores
No município são três os candidatos a prefeito: Dr. Thiago (PMDB), com a coligação PMDB/PSB/PT/PDT/PEN/PSD/PCdoB/PP; João Marcelo (PSDB), tendo na coligação PSDB/PSC/PROS/PRP/PV/Rede/PHS/PTC/PTN/PSL; e Renato Garcez (PHS). Dores tem 47 candidatos a vereador.

Nossa Senhora de Lourdes
Em Lourdes, são três os candidatos a prefeito Adiclei França (PRB), com a coligação PRB/PP/PEN; Binho de Dário (SD), tendo na coligação SD/PCdoB/PSB/PMN/PHS/PSC/PT; e Fábio Andrade (PSD), com a coligação DEM/PDT/PMB/PTC/PSD/PTN. O município tem três candidatos a vereador.

Nossa Senhora do Socorro
O município tem cinco candidatos a prefeito: Dr. Samuel (PPS); Edson Luiz (PP); Padre Inaldo (PCdoB), com a coligação PRB/Rede/PTN/PRP/PSD/PCdoB/PTdoB/PROS/PMDB; Renata Braz (PMB); e Zé Franco (PSDB), com a coligação PSDB/PDT/ PR/ DEM/ PEN/ PPL/ PRTB/ PSL/ PSC/ SD/ PSDC/ PV/ PSB/ PMN/ Rede/ PHS/ PTC/ PP/ PTB. Em Socorro são 310 os candidatos a vereador.

Veja essa...
Em pelo menos três municípios de Sergipe estarão no mesmo palanque nas eleições deste ano o governador Jackson Barreto (PMDB), os senadores Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSC), e o líder do governo na Câmara André Moura (PSC). Em Malhador, Maruim e Glória os partidos desses líderes políticos estão apoiando os candidatos a prefeito Elayne de Dedé (PSB), Jeferson Andrade (PMDB) e Ciane (PRB) respectivamente.

Curtas
Os candidatos a prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB) inauguram hoje os comitês de campanha. Os dois inauguram no mesmo horário, às 19h. O de VF está situado na Av. Hermes Fontes e o de EN bem próximo, na Av. Barão de Maruim.

Em vídeo gravado para as redes sociais, o governador Jackson Barreto convida os aracajuanos a participarem da inauguração do comitê do seu candidato. "Um ditado popular diz assim: 'quem ama, cuida'. Você quer ver de volta a qualidade de vida em Aracaju? Nesta sexta, às 19h, é a inauguração do comitê da campanha de Edvaldo e Eliane. Estaremos lá e quero ver você, ao nosso lado, por amor a Aracaju", afirma JB. Os candidatos também gravaram vídeo fazendo o convite.

Na agenda de ontem de Valadares Filho teve visita pela manhã ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ao Tribunal de Justiça do Estado e ao Ministério Público Estadual.

O candidato João Alves (DEM) continua sem atividade de campanha, sem agenda. Inclusive passou toda essa semana em Brasília, tentando viabilizar recursos para a campanha.

Na coligação, existe uma expectativa de que no seu retorno hoje João Alves se reúna com os partidos e candidatos para tratar da campanha e da inauguração do comitê eleitoral.