Reta final

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
O jornal Valor Econômico noticiou ontem, em sua edição online, que a ordem no Palácio do Planalto é fortalecer o líder do governo na Câmara dos Deputados, André Moura (PSC-SE), representante do \"centrão\", para que este grupo de parlamentares man
O jornal Valor Econômico noticiou ontem, em sua edição online, que a ordem no Palácio do Planalto é fortalecer o líder do governo na Câmara dos Deputados, André Moura (PSC-SE), representante do \"centrão\", para que este grupo de parlamentares man

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 20/09/2016 às 00:25:00

O jornal Valor Econômico noticiou ontem, em sua edição online, que a ordem no Palácio do Planalto é fortalecer o líder do governo na Câmara dos Deputados, André Moura (PSC-SE), representante do "centrão", para que este grupo de parlamentares mantenha o alinhamento à gestão Michel Temer.

Reta final

Faltam 12 dias para as eleições para prefeito e vereador. Em Aracaju, a eleição não está boa para o prefeito João Alves Filho (DEM), que encontra-se em um amargo terceiro lugar nas últimas pesquisas de intenções de votos, assim como para os 10 vereadores que foram afastados das atividades parlamentares mediante decisão da justiça após citação na segunda fase da Operação Indenizar-se, que investiga desvios de dinheiro das verbas indenizatórias da Câmara.

As eleições na capital caminham para um segundo turno com Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB), ficando João Alves fora do seu projeto de reeleição. Está difícil de o prefeito reverter esse quadro, por estar bem abaixo do segundo colocado, na casa dos 10%, e ser o candidato disparado com a maior rejeição por fazer uma péssima gestão e pelas promessas não cumpridas de campanha.
Sem falar que João Alves tinha desistido da reeleição, somente decidindo pela candidatura no último dia da convenção partidária, e não está aparecendo para entrevistas e debates. A sua campanha se resume a mini-carreatas e gravações do programa eleitoral.

Edvaldo se mantém na liderança em todas as pesquisas, com uma boa folga, e Valadares Filho crescendo. Por conta da votação dos quatro candidatos nanicos. A eleição realmente ficou polarizada entre esses dois candidatos, com disputa, inclusive, nas redes sociais entre simpatizantes e assessores de cada um deles.
Já entre os 10 vereadores citados na segunda fase da Operação Indenizar-se, com prisão de dois deles, o caso mais grave é o do vereador Agamenon Sobral (PHS), que disputa a reeleição. O outro vereador Adelson Barreto Filho (PR), que também chegou a ser preso, não terá problemas maiores no pleito deste ano por não disputar a reeleição.

Agamenon foi acusado pela polícia e o Ministério Público de continuar se utilizando da mesma prática ilícita de uso indevido das verbas indenizatórias da Câmara Municipal na ordem de R$ 15 mil mensais. Mesmo depois de ter sido acusado na primeira fase da Indenizar-se, com mais 14 vereadores, de  participação em um esquema de falsos contratos de locação de veículos e contratação de assessoria jurídica visando desviar dinheiro das verbas indenizatórias da Câmara, segundo a delegada Danielle Garcia.    
No interior, a eleição praticamente está definida em alguns municípios. Deve ganhar em Itabaiana Valmir de Francisquinho (PSC), em Estância Gilson Andrade (PTC), em Canindé do São Francisco Orlandinho Andrade (PSD), na Barra dos Coqueiros Airton Martins (PMDB), em Japaratuba Lara Moura (PSC), em Capela Silvany Sukita (PTN), em Cumbe Marcelo Moraes, em Cedro de São João Neudo Alves, e em Simão Dias Marival Santana (PSC).

A eleição está bem disputada em Lagarto, entre Valmir Monteiro (PSC) e Jerônimo Reis (PMDB); em Nossa Senhora do Socorro, entre Zé Franco (PSDB) e Padre Inaldo (PCdoB); e Tobias Barreto, entre Diógenes Almeida e César Prado.
Agora é aguardar o dia da eleição, com a grande possibilidade de não haver grandes surpresas pelo formato franciscano da campanha eleitoral imposta pela legislação eleitoral.

Mais presente
Informações chegadas à coluna dão conta que a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) arregaçou pra valer as mangas e caiu pesado em campo para tentar reverter o resultado negativo da eleição do marido prefeito João Alves Filho (DEM). Inclusive, vem gravando para o programa eleitoral e inserções pedindo votos para JAF.
De fora
O prefeito João Alves não compareceu ontem à noite ao debate promovido pela TV Cidade com os três principais candidatos a prefeito de Aracaju. Como a coluna já noticiou, foi o marketing da campanha de JAF que estabeleceu que ele não deveria participar de entrevistas nem debates, por não dispor de uma boa performance e raciocínio.  
Somente os dois
No debate só compareceu mesmo os dois candidatos que estão polarizando as eleições: Edvaldo Nogueira e Valadares Filho. Os dois ex-aliados, inclusive, estavam vestindo camisa branca da paz.

Nova pesquisa
No Tribunal Regional Eleitoral (TRE) consta o registro de 16 pesquisas eleitorais para prefeito e vereador com divulgação esta semana. Uma nova pesquisa em Aracaju foi registrada no TRE no último dia 17, pelo Dataform, com divulgação na próxima sexta-feira, 23. Serão ouvidos 588 eleitores nesses dias.

Outras pesquisas
Os outros registros de pesquisa são para prefeitos e vereadores nos municípios da Barra dos Coqueiros, Muribeca, Rosário do Catete, Lagarto, Carira, Monte Alegre, Porto da Folha, Carmópolis, Japaratuba, Capela, Cristinápolis, Ilha das Flores, Boquim, Gararu e Nossa Senhora da Glória.

Resultado hoje
Já nesta terça-feira sai o resultado das pesquisas em Cristinápolis, Gararu e Nossa Senhora da Glória, feitas pelo ME-Instituto Franca de Pesquisa e Assessoria; em Ilha das Flores, a pesquisa realizada pelo Dataplan; e em Boquim, a feita pelo Pesquisa de Marketing - ME.
Resultado amanhã
Nessa quarta-feira tem resultado de novas pesquisas para prefeito e vereador nos municípios de Japaratuba e Capela, realizadas pelo Pesquisa de Marketing-ME. Já na quinta-feira, 22, tem divulgação de pesquisa em Carira, feita pelo Ipese; Monte Alegre, realizada pelo Dataplan; e Porto da Folha e Carmópolis, feitas pelo ME-Instituto Franca de Pesquisa e Assessoria.

No dia 24
Já no sábado tem resultado de mais quatro pesquisas que foram registradas no TRE no último dia 18. O Instituto Marketing-ME, registrou pesquisa para prefeito e vereador na Barra dos Coqueiros, Muribeca e Rosário do Catete. E o EPP/Meta Gestão Pública e Tecnológica da Informação registrou pesquisa em Lagarto. Serão entrevistados 400 eleitores em cada município.    

Operação
Indenizar-se
Até ontem a maioria dos 10 vereadores de Aracaju que a justiça determinou o seu afastamento da Câmara Municipal ainda não tinha sido notificada da decisão. Mesmo assim, é pouco provável que os que não foram notificados compareçam ao Poder Legislativo.

Sem querer polemizar
Um deles, que a coluna conversou ontem no início da noite, disse que não foi notificado do afastamento, mas, mesmo assim, não comparecerá às sessões plenárias a partir de hoje. Quer evitar polêmica e continuar fazendo a sua campanha pela reeleição sem um maior desgaste político.   

Emenda de bancada
Em outubro, após as eleições, deve acontecer a primeira reunião da bancada federal de Sergipe para definição das emendas de bancada e individuais do exercício de 2017. O deputado federal André Moura (PSC) já definiu que destinará sua emenda de bancada para a UFS, para o Campus de Lagarto. Oficializou isso ontem, em visita ao Campus do município.

Veja essa...
Do candidato Valadares Filho (PSB) sobre as críticas pelo apoio que recebeu dos irmãos Amorim e Cia, durante entrevista na Rede Ilha: "Nunca me incomodou e não vai incomodar nossa aliança com o senador Eduardo Amorim. Quem crítica já foi aliado dele. É o discurso meramente eleitoral. Com a influência que o senador Eduardo Amorim tem hoje com o governo federal vai ser um grande aliado nosso em Brasília".

Curtas
Na agenda de hoje de Valadares Filho consta panfletagem, às 6h30, na Av. Euclides Figueiredo (rótula do posto Veneza); às 11h, entrevista ao vivo no SETV 1ª Edição; às 16h30 panfletagem na Av. Beira Mar (em frente ao posto Aracaju); e às 19h30, participação na Reunião do Fórum Empresarial de Sergipe, no auditório da CDL.

Já na agenda de hoje de Edvaldo Nogueira consta panfletagem, às 6h30, no cruzamento das avenidas Barão de Maruim e Hermes Fontes; às 16h ciranda de Mulheres com Edvaldo e Eliane, no Cotinguiba Esporte Clube; às 18h30, caminhada no Loteamento São Sebastião; e às 19h, debate no Cinform Convida.

O prefeito João Alves passou o dia ontem em despachos administrativos. Não fez campanha eleitoral.

O senador Eduardo Amorim (PSC) passou o final de semana em campanha a favor de seus candidatos a prefeito nos municípios de Aracaju; Nossa Senhora do Socorro; Feira Nova; Umbaúba; Frei Paulo; Macambira; Ribeirópolis; São Miguel do Aleixo e Nossa Senhora das Dores.