Casa Rua da Cultura recebe antigo equipamento cênico do Atheneu

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 15/08/2012 às 16:55:00

A reforma do Atheneu ainda tem gerado bons frutos para a cultura sergipana. Com a aquisição de um novo e moderno equipamento cênico para o Atheneu, os antigos aparelhos de iluminação como mesas, racks, cabos, spots, refletores e outros, foram doados para a Casa Rua da Cultura.

A doação surgiu através de uma solicitação da direção da Casa, que foi atendida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), após a autorização da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Segundo a secretária Eloisa Galdino, esta doação é mais uma forma de valorização da cultura e dos espaços culturais existentes em Sergipe.

Utilização - A partir do momento que o material chegar a Casa Rua da Cultura, ele servirá para a realização das diversas atividades desempenhadas pela instituição, como oficinas de teatro e circo, apresentações artísticas e teatrais e muito mais.

Segundo o diretor da Casa, Lindmberg Monteiro, este equipamento foi muito esperado e está sendo recebido com muita alegria por todos que fazem a Casa Rua da Cultura. "Dá uma ânimo a mais no trabalho, é muito bacana. Será um ganho não só para a Casa Rua da Cultura, mas para todos os grupos sergipanos que trabalham e se apresentam conosco", observa.

Lindemberg afirma ainda que este é um grande passo que está sendo dado pela Secretaria de Cultura, afinal, este material continuará sendo utilizado pela sociedade. "O mais importante é que os equipamentos terão uso, embelezarão mais espetáculos. Estamos muito felizes com essa doação e faremos ótimo uso deles", finaliza.

Já o diretor de produção do local, Ícaro Olavo, destaca o equipamento será fundamental para que os trabalhos melhorem ainda mais na Casa Rua da Cultura. "Iluminação cênica não é só deixar claro, precisa de foco, de uma iluminação específica para espetáculos de teatros. E esses equipamentos são caros e fundamentais, por isso toda a nossa satisfação em saber que agora os teremos aqui para melhorar nosso trabalho", finaliza.

A Casa Rua da Cultura é um Pontão de Cultura inaugurado em 2007 para ser sede do Grupo de Teatro Stultífera Navis e do Ponto de Cultura recém criado. A sede abriga os ensaios e encontros de diversos grupos de teatro, além de um grupo de capoeira angola, aulas de técnicas circenses e o Projeto Acesso, com o intuito de oferecer formação em teatro e circo para jovens da rede pública de ensino.

Há oito anos realiza no dia 27 de março o evento "27 o Mundo é o Palco... e o Picadeiro também!" festejando o Dia Internacional do Teatro e o Dia Nacional do Circo. Além de promover o Arraial da Praça Camerino e o Bloco de carnaval Antes Cedo do Que Nunca, resgatando dessa forma os festejos juninos e a tradição dos blocos de Rua em Aracaju.

Muitas outras ações são realizadas pela Companhia de Teatro Stultifera Navis, através da Casa Rua da Cultura. Uma delas é o Projeto Temporada, com a participação de diversos grupos, com espetáculos dos mais variados estilos.