Edvaldo permanece na liderança

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Do senador Antônio Carlos Valadares (PSB) em mais uma alfinetada indireta ontem, pelas redes sociais, no governador Jackson Barreto (PMDB): \"Imperador decreta que pesquisa só é publicada depois que o resultado for visto antes e mostrar ser favorável
Do senador Antônio Carlos Valadares (PSB) em mais uma alfinetada indireta ontem, pelas redes sociais, no governador Jackson Barreto (PMDB): \"Imperador decreta que pesquisa só é publicada depois que o resultado for visto antes e mostrar ser favorável

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 27/09/2016 às 00:41:00

Do senador Antônio Carlos Valadares (PSB) em mais uma alfinetada indireta ontem, pelas redes sociais, no governador Jackson Barreto (PMDB): "Imperador decreta que pesquisa só é publicada depois que o resultado for visto antes e mostrar ser favorável ao seu súdito preferido".

Edvaldo permanece na liderança

A seis dias das eleições municipais pesquisa eleitoral do Instituto Paraná, divulgada ontem à noite pela TV Atalaia, mostra o candidato Edvaldo Nogueira (PCdoB) se mantendo na frente com 38% das intenções de votos para prefeito de Aracaju e o candidato Valadares Filho (PSB) também confirmando o segundo lugar com 25,8% das intenções de voto, com uma boa margem para o terceiro colocado que é o prefeito João Alves Filho (DEM), que aparece com apenas 10%.

Dos candidatos nanicos, Dr. Emerson (Rede) está na frente. Em quarto lugar, Emerson aparece com 4,4% das intenções de votos; em quinto lugar Vera Lúcia (PSTU), com 3,1%; na sexta colocação João Tarantella (PMN), com 1,9% das intenções de voto; e na última posição Sônia Meire (Psol), com 1,3%.
A pesquisa do Instituto Paraná, a quarta pesquisa realizada para prefeito de Aracaju e divulgada nestas eleições, mantém a mesma linha das outras: Edvaldo sempre liderando as intenções de votos do eleitor e crescendo, e Valadares Filho na segunda posição e crescendo mais um pouco.

Na outra pesquisa do instituto, realizada no começo de setembro, EN estava com 36,3% e subiu agora para 38%. Já VF tinha 20,8% das intenções de votos e na pesquisa de ontem subiu para 25,8%.
O prefeito João Alves continua em situação crítica, por amargar um terceiro lugar com a média de 10% tanto nessa pesquisa quanto na outra, em que tinha 10,3% das intenções de votos. Sem falar que continua sendo o candidato com maior rejeição, o correspondente a 59,5%.

O segundo candidato com maior rejeição é Edvaldo Nogueira, com 18,7%, e o terceiro é Valadares Filho, com 16,4%. Estão na média de 11% de rejeição os candidatos Vera Lúcia (11,7%), Sônia Meire (11,5%) e João Tarantella (11,7%). O candidato com menor rejeição é Dr. Emerson, com 9,5%.
Trocando em miúdos, a pesquisa de ontem mostra que haverá segundo turno nas eleições para prefeito de Aracaju entre Edvaldo Nogueira e Valadares Filho, uma vez que o candidato do PCdoB tem 38% das intenções de votos e a soma dos outros seis candidatos chega a 46,5%.
A diferença é de mais de 8% e a pesquisa, realizada entre os dias 21 e 25 de setembro, estabelece um grau de confiança de 95% para margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.  
No segundo turno zera tudo, pois começa uma nova eleição a ser realizada no dia 29 de outubro. Agora é aguardar a divulgação das outras pesquisas para prefeito da capital e o resultado das urnas. 

2º turno
A pesquisa do Instituto Paraná, divulgada ontem pela TV Atalaia, mostrou que se houvesse segundo turno hoje das eleições deste ano do candidato Edvaldo Nogueira (PCdoB) com Valadares Filho (PSB) ou João Alves (DEM), ED venceria os dois. Com VF, Edvaldo ganharia com 45,6% contra 36%. Já com JAF, o candidato do PCdoB sairia vencedor com uma diferença bem maior, de 59,9% contra 18,1%.

De todo jeito
O Instituto Paraná inovou em um questionário. Ao perguntar independente do candidato que o eleitor iria votar, quem achava que ganharia as eleições o resultado deu Edvaldo Nogueira como o vencedor, com 54,8%. Em segundo lugar Valadares Filho (18,9%), em terceiro João Alves (6,0%), em quarto Vera Lúcia (1,0%), em quinto Emerson (0,8%), em sexto João Tarantella (0,6%) e em sétimo Sônia Meire (0,4%).  
 
Novas pesquisas
em Aracaju 1
Mais seis pesquisas para prefeito de Aracaju foram registradas no TRE entre os dias 23 e 25 de setembro, para serem divulgadas esta semana. Com divulgação no dia 29 pesquisas realizadas pelo Alo Sergipe, que vai ouvir 1.200 eleitores; Instituto Verita, que vai entrevistar 802 eleitores no período de 24 a 28; e o Única Pesquisa, que vai ouvir 1.000 eleitores entre os dias 23 e 27. Essas três pesquisas foram registradas no dia 23.

Novas pesquisas
em Aracaju 2
No próximo dia 30 tem a segunda pesquisa do Ibope, que no período de 24 a 30 vai entrevistar 602 eleitores nos bairros da capital. Ela foi registrada no TRE no último sábado, 24, e será divulgada pela TV Sergipe durante o SETV 2ª Edição, um dia após realização do debate com os candidatos a prefeito com a participação apenas de Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB).

Novas pesquisas
em Aracaju 3
Também no dia 30 o Dataform divulga pesquisa para prefeito de Aracaju, após entrevistar 588 eleitores. Ela foi registrada no dia 24. Já no dia 01 de outubro, véspera das eleições, é a vez do Ipese divulgar pesquisa a ser feita entre os dias 26 e 28, ouvindo 601 eleitores. Essa pesquisa foi registrada no TRE dia 25.

Novas pesquisas
no interior 1
No final de semana passado foram registrados no TRE 22 pesquisas, sendo 03 para prefeito de Aracaju que a coluna já divulgou nas notas acima, e 19 para o interior do estado. No sábado, 24, foram registradas pesquisas para prefeito em Nossa Senhora das Dores (Ipese); Rosário do Catete (W1 Emcampo); Pacatuba (Dataform), Carira (Ipese), Maruim (Dataform), Boquim (W1 Emcampo), Itaporanga D´Ajuda (W1 Emcampo), Areia Branca (W1 Emcampo), Laranjeiras (Dataform) e Japoatã (Ipese).  Todas elas com divulgação para o dia 30.

Novas pesquisas
no interior 2
Também no dia 24, foram registradas duas pesquisas para prefeito e vereador em Nossa Senhora do Socorro. Uma pelo Dataform e outra pela W1 Emcampo. Os dois institutos vão entrevistar 400 eleitores no município. As duas serão divulgadas no dia 30.

Novas pesquisas
no interior 3
Já no domingo, 25, foram registradas no TRE mais sete pesquisas com divulgação no dia 01 de outubro.  O Instituto Franca de Pesquisa e Assessoria registrou pesquisa para os municípios de Nossa Senhora de Lourdes, Riachão do Dantas, Umbaúba e Gararu. Já o Meta Gestão Pública e Tecnológica da Informação registrou pesquisa para prefeito e vereador em Divina Pastora, Salgado, Brejo Grande e Gararu.  

São Cristóvão 1
Segundo pesquisa do Dataform para prefeito de São Cristóvão, divulgada ontem em um jornal semanário, o candidato Marcos Santana (PMDB) tem a preferência do eleitor para governar o município. Marcos lidera a pesquisa com 17,25% das intenções de votos. Na segunda colocação vem Lauro Rocha (PRB), com 11,75%; em terceiro Betão do Povo (PSD), com 11%; em quarto lugar Gedalva Umbaubá (PTN), com 08,00%; em quinto Josuel Salvador, com 06,50%; e nas três últimas colocações Carlos Vilão (DEM), com 04,00%; Izaias Almeida (PPS), com 03,00%; e Professor Luiz Alberto (Psol), com 00,50%
São Cristóvão 2
Nessa pesquisa, a curiosidade é que 20,75% dos eleitores entrevistados declaram a intenção de votarem branco ou nulo em 02 de outubro, ou seja, esse percentual é maior que o do candidato que lidera a pesquisa, que é Marcos Santana (17,25%). Declararam que não sabem em quem votar ou não responderam 06,75% dos entrevistados. O Dataform ouviu 400 eleitores no último dia 24. A margem de erro é de 5%, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Debate na TV 1
O debate da TV Sergipe com os candidatos a prefeito de Aracaju, a ser realizado na próxima quinta-feira após a novela Velho Chico, será intermediado pela jornalista da emissora Susane Vidal. Será o primeiro debate em que um profissional da casa será o mediador, uma vez que nos anteriores o debate era conduzido por um jornalista indicado pela própria Rede Globo. Delis Ortiz foi quem mais mediou debate dos candidatos a prefeito da capital e governador de Sergipe.
Debate na TV 2
Infelizmente o debate será apenas com os candidatos Edvaldo Nogueira e Valadares Filho, em razão do prefeito João Alves não ter confirmado presença não só nesse debate como em todos os outros que foi convidado. A TV Sergipe seguiu a orientação da Rede Globo, que define como candidatos aptos a participar de debate aqueles filiados a partidos políticos com representação superior a nove parlamentares na Câmara dos Deputados e que tenham requerido o registro de candidatura na Justiça Eleitoral, como determina a legislação eleitoral.  
 
Registro 1
Em todo o país, a Justiça Eleitoral já recebeu 32.070 denúncias de irregularidades durante a campanha eleitoral deste ano. Esse número representa apenas os registros do aplicativo Pardal, lançado para todo país no dia 18 de agosto, logo após o início da campanha.

Registro 2
Por meio desse aplicativo, qualquer cidadão pode fazer denúncia de irregularidade praticada por candidatos e partidos enviando fotos ou vídeos que comprovem indícios de crime que serão encaminhados ao Ministério Público Eleitoral (MPE). Cabe ao MPE avaliar a consistência das informações recebidas e formalizar eventuais denúncias aos juízes eleitorais de cada localidade.

Veja essa...
Em Lagarto, o técnico judiciário Leizio Machado Dantas, que vem a ser assessor do juiz eleitoral, está fazendo apostas nas redes sociais de R$ 1.000,00 de que o candidato a prefeito Jerônimo Reis (PMDB) terá sua candidatura impugnada em primeira instância. Nas gravações de áudio e texto, ele diz que não sabe se a impugnação acontecerá no TRE ou TSE, mas que é certa em primeira instância e quer fazer aposta. Com certeza, o juiz  Edinaldo César Santos Júnior não tem conhecimento do que está se passando nas redes sociais e que levou a coligação de Jerônimo a entrar com representação pedindo providências contra Leizio no domingo, na justiça eleitoral de Lagarto, e hoje no TRE. 

Curtas
Na agenda de Valadares Filho de hoje consta panfletagem, às 6h30, na Av. Rio de Janeiro com Desembargador Maynard; às 9h, reunião com a Coordenação da Campanha; às 16h, participação no evento, A Voz e a Vez das Mulheres que Votam 40, na Aease; às 16h30, panfletagem na Av. Beira Mar, semáforo da Unit; e às 18h30, mini carreata no Conjunto Jardim Centenário.

Consta na agenda de Edvaldo Nogueira desta terça-feira, às 10h, gravação de programa eleitoral; às 17h panfletagem e às 18h30 carreata. Não consta os locais dos atos políticos.
 
Já na agenda de Dr. Emerson de hoje vai ter, às 6h, panfletagem no semáforo da Av. Simeão Sobral em frente ao 19º CSM; às 8h, apresentação do plano de governo aos Magistrados de Sergipe, na Amase; às 15h, reunião com representantes do Sintaxe; às 17h30, assinatura da Carta Compromisso com a ONG Ciclo Urbano; e às 19h, caravana no bairro Aruana.

Nesta reta final da campanha a Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase) convidou os candidatos a prefeito de Aracaju para ouvir suas propostas. Na última sexta-feira, o convidado foi João Tarantella, ontem foi Edvaldo Nogueira e hoje estão agendados Dr. Emerson pela manhã e pela tarde Valadares Filho.