Noite de debate

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 29/09/2016 às 00:22:00

Hoje tem o primeiro e único debate em TV aberta dos candidatos a prefeito de Aracaju, a ser promovido pela TV Sergipe após a novela Velho Chico. O debate será dividido em quatro blocos, sendo o primeiro e o terceiro com duas perguntas entre os candidatos, com temas determinados mediante sorteio; o segundo bloco será com duas perguntas entre os candidatos com temas livres; e o último duas perguntas com temas livres e considerações finais. Terá duração de 45 minutos.
O debate, que terá como mediadora a jornalista da casa Suzane Vidal, não deve empolgar muito o telespectador não só pelas regras amarradas impostas pela rede Globo, mas pela presença de apenas dois candidatos: Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB).
É que a TV Sergipe seguiu a orientação definida pela Rede Globo para todas as afiliadas, que segue o disposto na lei 9.504/97, alterado recentemente pela lei 13.165/2015, que define como candidatos aptos ao debate aqueles filiados a partidos políticos com representação superior a nove parlamentares na Câmara dos Deputados e que tenham requerido o registro de candidatura na Justiça Eleitoral.
Também, de acordo com a faculdade atribuída à emissora pela lei eleitoral, devidamente confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a TV Sergipe optou em convidar os candidatos que tivessem cinco ou mais pontos na última pesquisa Ibope antes do debate. Dentro dessas normas, o debate teria a participação do terceiro colocado nas pesquisas, o prefeito João Alves (DEM), que está com uma média de 10% das intenções de votos. Os quatro candidatos nanicos estão abaixo dos 5%.
O que devemos ver no debate é os dois candidatos focados nas propostas, mas sem perder a oportunidade de alfinetar um ao outro. Edvaldo vai passar para o eleitor que pela sua experiência administrativa - por já ter sido prefeito de Aracaju, feito obras e tornado a cidade da qualidade de vida - é o melhor nome para governar a capital. Já Valadares vai focar que representa a renovação e que o seu adversário ficou sete anos como prefeito da capital.
É muito provável que nem Valadares Filho nem Edvaldo Nogueira façam críticas contundentes ao prefeito João Alves filho (DEM). É que pelas pesquisas de intenções de votos já realizadas e divulgadas para prefeito de Aracaju, os dois estarão no segundo turno das eleições e, consequentemente, vão querer conquistar votos dos eleitores de JAF.
O eleitorado de João Alves é mais do perfil de Valadares Filho, que hoje tem na sua coligação ex-aliados do prefeito e passou a ser de centro direita depois que rompeu com o governo do estado e com a então presidente Dilma Rousseff. Já o de Edvaldo permanece de centro esquerda, o que não quer dizer que não herde voto dos eleitores do prefeito no provável segundo turno.
O deputado estadual Robson Viana (PEN), por exemplo, um dos maiores cabos eleitorais de João Alves, com certeza, em um segundo turno apoiará o candidato do PCdoB pelo seu vínculo forte com o governador Jackson Barreto (PMDB). O deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) também deve vir a apoiar Edvaldo, entre outras lideranças que estão com o prefeito.
Agora é esperar o debate que, com certeza, não vai influenciar muito no voto do eleitor nessa altura do campeonato, ou seja, a três dias das eleições. Mesmo assim, os dois candidatos vão fazer de tudo para conquistar o voto dos 11% dos eleitores indecisos, conforme a última pesquisa para prefeito da capital divulgada na última segunda-feira pela TV Atalaia, feita pelo Instituto Paraná.

Solução caseira
O debate da TV Sergipe de hoje será o primeiro realizado pela emissora nas últimas eleições que terá como mediador uma jornalista local: Susane Vidal. Nos outros debates realizados, a Globo sempre indicou um jornalista da rede que na maioria das vezes foi a Delis Ortiz.

Sem baixaria
Tanto o candidato Valadares Filho (PSB) quanto o candidato Edvaldo Nogueira (PCdoB) garante que vai fazer um debate de alto nível. "Vou debater o futuro da cidade", assegura VF à coluna, enfatizando que aposta no segundo turno das eleições e que será o vitorioso.

Nova pesquisa 1
O Jornal do Dia publica nesta quinta-feira pesquisa de intenções de votos para prefeito de Aracaju. Ela confirma o resultado de outras realizadas, no que diz respeito a classificação: Edvaldo se mantendo na liderança com 32,6%, Valadares Filho em segundo lugar com 26,1%, João Alves em terceiro  com 5,2% e Dr. Emerson em quarto com 2,6%. Os outros três candidatos nanicos, que ficam oscilando, estão com o seguinte percentual: João Tarantella (1,9%), Sônia Meire (1,4%) e Vera Lúcia (1,0%).

Nova pesquisa 2
Com esse resultado vai dando segundo turno, como já vem mostrando as outras pesquisas realizadas na capital. Pela Única, na pesquisa estimulada, Edvaldo tem 32,6% das intenções de votos e a soma dos outros candidatos chega a 38,2%.

Nova pesquisa 3
Um ponto relevante da pesquisa é o número de indecisos, que é de 13,9%, e a quantidade dos que pretende votar branco ou nulo, que é de 15,8%, na semana das eleições municipais.

Nova pesquisa 4
O prefeito João Alves continua sendo o candidato com a maior rejeição há três dias do pleito: 61,8%. Em segundo lugar vem Edvaldo Nogueira com 17,5% e em terceiro Valadares Filho com 10,1%. Entre os candidatos nanicos a rejeição oscila entre 4,5% e 5,5%.

Ponto de vista
O governador Jackson Barreto (PMDB) está otimista que a eleição seja definida ainda nesse domingo. "Estou torcendo para acabar tudo no primeiro turno e acredito nisso. Faltam três pontos para a gente chegar lá. Isso pode ocorrer se os indecisos, no dia da eleição, compreenderem que devem logo liquidar essa fatura para o pessoal não precisar voltar no segundo turno, ir pra praia, ficar livre de nova eleição e todos nós descansarmos", disse JB à coluna.

Sobre os salários
Jackson demonstrou felicidade com relação ao pagamento dos servidores públicos e inativos. Lembrou que ontem já pagou o salário dos aposentados e pensionistas do mês de setembro e anunciou que nessa sexta-feira pagará o vencimento deste mês de todos os servidores da Educação, que no dia 05 de outubro efetuará o pagamento do pessoal da saúde e no dia 11 dos demais servidores públicos do estado.

Novo
empreendimento 1
JB também estava feliz ontem com o lançamento da pedra fundamental para a construção da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe, na Barra dos Coqueiros, que terá um investimento de R$ 5 bilhões e gerará 1.700 empregos diretos. "A usina se tornará a maior termoelétrica do país e da América do Sul", festeja.
Novo
empreendimento 2
Em seu discurso, o governador não esqueceu o ex-companheiro e ex-governador Marcelo Déda. "Essa termoelétrica foi um sonho de Déda. O sonho continuou cada dia mais forte e se concretizou. Um sonho de importância grande, que fez com que estejam presentes neste momento histórico as suas filhas Yasmim e Luisa", afirmou.

Novo
empreendimento 3
Ressaltou que entendeu o entusiasmo de Déda, que é o mesmo seu, pela grandiosidade do empreendimento que vai gerar emprego e energia abundante para Sergipe, assim como estimular a cadeia produtiva e um maior PIB para Sergipe. JB, inclusive, deu o nome de Déda ao projeto, que se chamará Complexo de Geração de Energia Governador Marcelo Déda.

Novo
empreendimento4
Finalizou o seu discurso dizendo que estava feliz por batizar o complexo com o nome de Déda e seguir o seu conselho de "plantar oportunidades e colher sorrisos".

Veja essa...
O candidato a prefeito de Santa Cecília (SC), João Rodoger de Medeiros (PSD), sofreu uma tentativa de assassinato na madrugada desta quarta-feira (28). O presidente do diretório do PSD em Santa Cecília, Francisco Pacillo, disse que as disputas são historicamente acirradas no município, citando os assassinatos de Cecílio Granemann Gaudêncio, morto com um tiro na cabeça, e Alurino Becker, com disparo no coração, ocorridos em 2000. Eles eram apoiadores da campanha do então candidato a prefeito Gilberto Carvalho (PMDB).

Curtas
Na agenda de hoje de Dr. Emerson (Rede) consta, às 6h30, panfletagem na entrada da UFS; às 12, apresentação do plano de governo na Sociedade Médica de Sergipe (Somese); às 19h, visitas na Orla da Atalaia com candidatos; e às 21h30, comentário ao vivo, no FacebookLive, do debate da TV Sergipe.

O candidato Edvaldo Nogueira (PCdoB) tem na agenda desta quinta-feira, às 6h30 e às 17h panfletagem em locais não divulgados; e às 21h30, debate na TV Sergipe.

Consta na agenda de hoje do candidato João Alves (DEM) reunião, às 7h, com lideranças; às 8h30, agenda administrativa como prefeito; e às 15h, concentração para Pisadinha do Negão 25.

Valadares Filho tem na agenda de campanha desta quinta-feira, às 6h30, panfletagem na Av. Heráclito Rolemberg (em frente a loja Jacaúna), e às 21h, debate na TV Sergipe.

Já na agenda de Vera Lúcia (PSTU) consta um Dia Nacional de paralisação contra o ajuste fiscal, onde participará, às 6h30, de manifestação de servidores e professores na UFS; às 7h30, de ato dos trabalhadores da Petrobras na luta contra a privatização da empresa; e  às10h, da  Marcha Unificada contra o ajuste fiscal e o governo Temer. A tarde e noite a candidata visita apoiadores.