As novas pesquisas.

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto


Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 11/10/2016 às 10:44:00

RITA OLIVEIRA

 

O candidato a prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) passou o primeiro turno das eleições municipais liderando todas as pesquisas de intenções de votos para a Prefeitura de Aracaju com uma boa vantagem para o segundo colocado Valadares Filho (PSB), fazendo com que aliados acreditassem em vitória ainda no primeiro turno. Em 02 de outubro, aberta as urnas, se viu um empate técnico entre os dois candidatos, com EN ganhando com pouco mais de 1.700 votos para VF.

Não restam dúvidas que esse empate técnico deu um chá de ânimo na campanha de Valadares Filho, que começa o segundo turno em um clima de euforia e até de já ganhou. Até porque as duas pesquisas já realizadas para prefeito de Aracaju nesse segundo turno, registradas no TRE, estão dando uma vitória folgada a VF.

Pelo Instituto Veritá, que ouviu 802 entrevistados entre os dias 03 e 05 de outubro de 2016, Valadares Filho está com 44,5% das intenções de votos e Edvaldo Nogueira com 32,9%. Brancos e nulos continuam altos, o correspondente a 17,6% e que não souberam responder em quem votaria 5%.

A pesquisa dá uma vantagem de Valadares Filho para Edvaldo de 11,6%. De acordo com o Veritá, o intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 3,5%.

Ontem foi a vez do Dataform, que acertou a pesquisa na véspera das eleições do primeiro turno, divulgar a primeira pesquisa que realizou nesse segundo turno. Pela pesquisa, Valadares Filho assumiu a liderança com 48,47% das intenções de votos, ficando Edvaldo em segundo lugar com 32,48%. Disseram que votariam brancos e nulos 12,76% e responderam não saber em quem votar 2,72%.

A pesquisa foi realizada nos dias 7 e 8 de outubro, quando foram entrevistados 588 eleitores. Tem um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro para mais ou para menos de 4,1%.

Como a eleição só acontece no dia 30 de outubro, portanto, daqui a 19 dias, ainda tem muita água pra rolar debaixo da ponte. Até porque somente ontem iniciou o programa eleitoral gratuito no rádio e na televisão no segundo turno, assim como o primeiro debate dos prefeituráveis feito pela TV Atalaia.

Sem falar que os dois candidatos correm o risco de perder eleitores ou conquistar novos eleitores, em razão do feriadão das eleições do segundo turno por conta do Dia do Funcionário Público, que é dia 28 de outubro e cai em uma sexta-feira. Desacreditados na política, existe o risco de muitos aracajuanos viajarem, aumentando ainda mais o índice de abstenção na capital, que no primeiro turno chegou a 18,04%, o correspondente a 71.648 votos.

______________________________________________________________________________________________________

O prefeito reeleito de Salvador no primeiro turno, ACM Neto (DEM), esteve ontem em Aracaju para declarar apoio a candidatura de Valadares Filho (PSB). Foi durante grande ato político no Iate Clube. Também ontem o PMN de João Tarantella declarou apoio a VF, mas o ex-candidato a prefeito mantém a sua posição de não votar em ninguém. Outra atração da festa foi o deputado estadual Robson Viana, do PEN, agora na campanha do PSB.

______________________________________________________________________________________________________

A terceira pesquisa

Hoje tem divulgação de nova pesquisa para prefeito de Aracaju. A TV Atalaia divulgará o resultado da pesquisa feita pelo Instituto Única no jornal da noite apresentado por Gilvan Fontes. A pesquisa ouviu 1.000 entrevistados entre os dias 08 e 11de outubro.

 

TV Atalaia

O primeiro debate ontem entre os candidatos a prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB), nesse segundo turno, mostrou que não teve vencido nem vencedor e que a troca de acusações reinou. Um não poupou críticas ao outro, no debate promovido pela TV Atalaia, do meio-dia às 13h.

 Edvaldo no debate 1

EN declarou várias vezes que VF esconde os aliados desde o primeiro turno, como o deputado federal André Moura (PSC), e agora o prefeito João Alves (DEM) no segundo turno, que é o responsável pelo caos que se encontra a cidade e a prefeitura. O acusou de como deputado federal, por 10 anos, não ter apresentado projetos relevantes para o país e que só priorizou a liberação de emendas do orçamento da União para festas, como o Pré-Caju, e eventos no interior do estado, totalizando mais de R$ 12 milhões. Ressaltou que nesse período não mandou nenhum recurso para a educação e apenas R$ 600 mil para a saúde da capital e que, agora que é candidato, está se preocupando com Aracaju.

 Edvaldo no debate 2

Edvaldo enfatizou muito que Valadares Filho prega que é a renovação, mas foi para o lado de quem sempre criticou e é responsável pelo atraso de Aracaju. O acusou de não ter conhecimento sobre as coisas da capital, a exemplo da criação do Consórcio Intermunicipal do Transporte Público da Grande Aracaju e que seus novos aliados destruíram tudo o que foi feito na cidade. Indagou se VF como deputado federal por 10 anos e sem apresentar projeto para o país, representa o novo?

 

Valadares Filho no debate 1

Já Valadares Filho quis passar para o telespectador que Edvaldo mente e tinha 20 dias, tempo que falta para as eleições, para falar a verdade. Citou o fato dele conceder entrevista pela manhã dizendo que levaria um mês para resolver problemas de atraso de salário do servidor e ao meio-dia, ao conceder outra entrevista, afirmar que levaria seis meses. Negou o apoio de João Alves e disse que o povo quer ver sinceridade.

 

Valadares Filho no debate 2

VF ressaltou que Edvaldo foi prefeito por sete anos e passou mais quatro anos na prefeitura sendo vice de Marcelo Déda, e que, portanto, o povo não quer mais a mesma coisa de sempre, quer renovação, um nome novo com novas ideias e capacidade. Lembrou que quando deixou a prefeitura tinha 85% de rejeição. Ressaltou que ele, como parlamentar e aliado do governo federal, terá condições de trazer recursos para Aracaju, o que Edvaldo não fará por ser comunista, ter o PT como aliado e ser oposição ao Planalto.

 

Programa eleitoral 1

O primeiro programa eleitoral de Valadares Filho no segundo turno, que foi ao ar ontem no rádio e na televisão, ressaltou que o povo estava abraçando o seu projeto para Aracaju, que é a sua proposta de renovação. Ressaltou que é o candidato com diálogo com o governo federal e que tem o melhor projeto para Aracaju para o presente e o futuro.

 

Programa eleitoral 2

Já o primeiro programa de Edvaldo Nogueira nesse segundo turno mostrou entrevista com os prefeitos eleitos da grande Aracaju, pare Inaldo (PCdoB), em Socorro, e Marcos Santana (PMDB), em São Cristóvão (PMDB), falando das parcerias que podem ser feitas na área de mobilidade urbana e da saúde entre as prefeituras, por serem aliadas. Mostrou também o deputado federal Jony Marcos (PRB) pedindo o voto dos evangélicos para EN.

 

Julgamento no TRE 1

Na manhã desta terça-feira, às 7h, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe vai se reunir para analisar os recursos dos candidatos que no último dia 02 de outubro disputaram a prefeitura de Carmópolis (Volney Alves/DEM), Japaratuba (Lara Moura/PSC) e Pirambu (Elio Martins/PSC). Os três foram os mais votados em seus municípios.

 

Julgamento no TRE 2

Volney concorreu à prefeitura com deferimento da sua candidatura, mas com recurso. Já Lara e Elinho disputaram com registro de candidatura indeferido, mas com recurso. Em razão disso, o voto dos dois não foram computados pelo TRE.

 

Julgamento no TRE 3

Ao todo, estão na pauta de hoje do TRE sete processos envolvendo candidatos à prefeitura desses três municípios. Tem, inclusive, processo de outros dois candidatos a prefeito de Japaratuba: Hélio Sobral (PMDB) e Sukita (PTN).

 

Codevasf

Na manhã de ontem o senador Eduardo Amorim (PSC) se reuniu com o superintendente regional da Codevasf, César Mandarino, e com os prefeitos eleitos de Propriá (Iokanaan Santana/PSB) e de Amparo do São Francisco (Franklin Freire/PR). Na pauta, possibilidade de emplacar emenda de bancada impositiva para a Codevasf junto à bancada federal de Sergipe.  


Curtas...

O líder do governo na Câmara, deputado André Moura (PSC), participou no domingo de almoço do presidente Michel Temer com líderes da base, oferecido pelo deputado federal Rogério Rosso (PSD/DF). Um dos itens do cardápio foi a PEC do Teto dos Gastos Públicos, que limita os gastos federais ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 12 meses no período encerrado em junho do ano anterior.

 

Em 02 de outubro foram eleitos 638 prefeitas e 7.803 vereadoras. O partido que mais elegeu prefeitas foi o PMDB, no total de 127, seguido pelo PSDB, com 78 prefeitas. Em seguida vem o PSD, com 73 eleitas. O PSB, o PR e o PP elegeram 48 cada. Já o DEM e o PDT, 36 cada. As demais prefeitas foram eleitas por outros partidos.

 Na agenda de Valadares Filho de hoje consta  panfletagem, às 6h30, na Av. Tancredo Neves (em frente ao Mercantil); às 9h, gravação do Programa Eleitoral; às 16h30,  panfletagem na Av. Beira Mar com Av. Francisco Porto; às 17h, visita ao Conselho Regional de Odontologia; e às 18h30, mini carreata no Bairro Coroa do Meio.

 

O advogado José Dantasfoi nomeado pelo presidente da República para compor o TRE, na cadeira de jurista, em vaga decorrente do término do segundo mandato de José Alcides Vasconcelos Filho. O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial da União, do último dia 6. Sua posse será às 15h do próximo dia 20 de outubro.

O candidato a prefeito Edvaldo 
Nogueira (PCdoB) passou o pri
meiro turno das eleições municipais liderando todas as pesquisas de intenções de votos para a Prefeitura de Aracaju com uma boa vantagem para o segundo colocado Valadares Filho (PSB), fazendo com que aliados acreditassem em vitória ainda no primeiro turno. Em 02 de outubro, aberta as urnas, se viu um empate técnico entre os dois candidatos, com EN ganhando com pouco mais de 1.700 votos para VF.
Não restam dúvidas que esse empate técnico deu um chá de ânimo na campanha de Valadares Filho, que começa o segundo turno em um clima de euforia e até de já ganhou. Até porque as duas pesquisas já realizadas para prefeito de Aracaju nesse segundo turno, registradas no TRE, estão dando uma vitória folgada a VF.
Pelo Instituto Veritá, que ouviu 802 entrevistados entre os dias 03 e 05 de outubro de 2016, Valadares Filho está com 44,5% das intenções de votos e Edvaldo Nogueira com 32,9%. Brancos e nulos continuam altos, o correspondente a 17,6% e que não souberam responder em quem votaria 5%.
A pesquisa dá uma vantagem de Valadares Filho para Edvaldo de 11,6%. De acordo com o Veritá, o intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 3,5%.
Ontem foi a vez do Dataform, que acertou a pesquisa na véspera das eleições do primeiro turno, divulgar a primeira pesquisa que realizou nesse segundo turno. Pela pesquisa, Valadares Filho assumiu a liderança com 48,47% das intenções de votos, ficando Edvaldo em segundo lugar com 32,48%. Disseram que votariam brancos e nulos 12,76% e responderam não saber em quem votar 2,72%.
A pesquisa foi realizada nos dias 7 e 8 de outubro, quando foram entrevistados 588 eleitores. Tem um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro para mais ou para menos de 4,1%.
Como a eleição só acontece no dia 30 de outubro, portanto, daqui a 19 dias, ainda tem muita água pra rolar debaixo da ponte. Até porque somente ontem iniciou o programa eleitoral gratuito no rádio e na televisão no segundo turno, assim como o primeiro debate dos prefeituráveis feito pela TV Atalaia.
Sem falar que os dois candidatos correm o risco de perder eleitores ou conquistar novos eleitores, em razão do feriadão das eleições do segundo turno por conta do Dia do Funcionário Público, que é dia 28 de outubro e cai em uma sexta-feira. Desacreditados na política, existe o risco de muitos aracajuanos viajarem, aumentando ainda mais o índice de abstenção na capital, que no primeiro turno chegou a 18,04%, o correspondente a 71.648 votos.