Sergipe terá cartão de assinatura digital

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 15/08/2012 às 17:10:00

O governador Marcelo Déda recebeu ontem o diretor-presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), Jorge Carvalho do Nascimento, que foi cadastrá-lo junto à Chaves Públicas Brasileira (ICP - Brasil), órgão federal de registro para fins de certificação digital.

O ato resultará no lançamento oficial, que acontece no dia 24 de agosto, das atividades do primeiro cartão de assinatura digital que será emitido ao governador Marcelo Déda e aos chefes dos poderes, aos presidentes do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas e Assembleia Legislativa.

De acordo com Jorge Carvalho do Nascimento, agora, a Segrase, primeira autoridade pública para registro de certificação digital em Sergipe, pode emitir certificado digital para pessoa jurídica e física.
Ele explicou ainda que o certificado digital é a nova forma de assinatura de documento com reconhecimento de autenticidade, principalmente dos documentos virtuais. "Exemplo disso são as pessoas jurídicas no relacionamento com a Receita Federal, que precisam ter no certificado a assinatura digital. Vários documentos e atos são praticados junto ao Banco Central do Brasil e com a Previdência Social. Essa é uma tendência irreversível", assegura o diretor-presidente da Segrase.