Segunda fase da vacinação contra a febre aftosa começa hoje

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 01/11/2016 às 09:32:00

A partir desta terça, dia 1º de novembro, tem início a segunda fase da vacinação contra a febre aftosa em Sergipe. O Governo do Estado, por meio da Empresa de Desenvolvimento Agrário de Sergipe (Emdagro), pretende vacinar 540 mil bovinos e bubalinos (búfalos), com até 24 meses de vida, até dia 30 de novembro. Após a vacinação, o criador precisa encaminhar o relatório de vacinação para a Emdagro até o dia 10 de dezembro. 

Em maio, ocorreu a primeira etapa da vacinação, na qual foram imunizados 1,1 milhão de bovinos. Para a Diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Salete Dezen, o compromisso de todos é ainda maior, já que Sergipe é zona livre de aftosa há 21 anos. “Devemos ter uma atenção redobrada para que nada possa comprometer a comercialização internacional de carne bovina. Os criadores sergipanos são muito conscientes de suas responsabilidades e cumprem seu dever rigorosamente todos os anos”, disse.

Dezen ressaltou que Sergipe mantém um índice superior a 95% de animais imunizados. “Estamos acima do índice estipulado pelos órgãos internacionais. Nesses últimos anos, a Emdagro vem mantendo o índice superior a 95% de animais imunizados. Isso garante nos garante o status de área livre, ou seja, podemos realizar o comércio de animais vivos, produtos e subprodutos de origem animal com os demais estados da federação, bem como para outros países”, frisou, acrescentando que, somente os produtores com cadastro regularizado, poderão fazer a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para o livre comércio dos animais vivos entre os demais estados da federação.

As vacinas estarão disponíveis em todos os estabelecimentos de produtos agropecuários cadastradose devem ser adquiridas pelo criador. O preço varia entre R$ 1,60 a R$ 2,00.