Mais de 100 mil estudantes começam hoje a fazer o Enem em Sergipe.

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 05/11/2016 às 09:41:00

Logo mais a partir das 12h milhares de estudantes sergipanos estarão diante do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016). Depois de enfrentar polêmicas devido à ocupação promovida por estudantes contrários à PEC 241, o maior concurso público universitário será promovido em todas as 27 unidades federativas do Brasil por decisão judicial. Em Sergipe foram oficializadas 118.976 mil inscrições, destes, 980 candidatos matriculados para fazer a prova do Enem da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Didática VI - vão realizar as provas nos dias 03 e 04 de dezembro.

Atenção redobrada para alunos e pais para o horário limite de acesso à escola. O concurso segue horário de Brasília, mas como Sergipe não foi incluído no horário de verão, os portões fecham pontualmente às 12h, ou seja, passou desse horário o candidato estará eliminado, sem direito a recurso - independente da causa. No dia de hoje os candidatos provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O tempo de prova é de 4h30. Caneta de tinta preta com tubo transparente, documento oficial com foto e comprovante de matricula são itens indispensáveis.

É possível levar frutas para consumir durante a prova, assim como água, barras de cereal e chocolate. O cuidado deve ser redobrado com a alimentação. A mistura de ansiedade com consumo irregular de alimentos pode causar indigestão e prejudicar o cidadão na hora do exame.

"É preciso ingerir carboidratos de preferência integrais porque eles contribuem na geração de energia para o cérebro. Não pode esquecer de se hidratar antes, durante e depois das provas com água e suco diretamente da fruta. Evitar alimentos enlatados, e, em especial, as comidas gordurosas. Segurar a ansiedade e evitar comer e beber em excesso ajuda a minimizar os riscos de indigestões", garantiu a nutricionista Laís Andrade. Chegar cedo ao local da prova e buscar dormir bem de hoje para amanhã também ajudam a relaxar o corpo e a mente.

Amanhã os estudantes enfrentam as questões destinadas a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Expectativa grande também para conhecer o tema da redação que será revelada amanhã. Devido à inclusão da redação, o tempo de prova sobe uma hora e passa a ter 5h30 de duração.

-