Centro de Radiocomunicação Digital será inaugurado na segunda-feira

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 07/11/2016 às 00:33:00

O governador Jackson Barreto e o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, inaugurarão, nesta segunda-feira, 07, o Centro de Radiocomunicação Digital de Sergipe, localizado no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública – Ciosp, em Aracaju. O novo sistema é um investimento no valor de R$ 26.823.356,52 e foi implantado por meio de convênio, a partir do Programa Brasil Mais Seguro, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.

Sergipe será o primeiro estado do Brasil a ter 100% de cobertura de comunicação digital. Toda a população sergipana passará a ter acesso ao serviço do 190, serão mais de 2 milhões de pessoas beneficiadas com a radiocomunicação digital.

Em seguida, Jackson Barreto e Alexandre Moraes visitarão as futuras instalações do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF), que funcionará na sede do Sergipe Parque Tecnológico Engenheiro Agrônomo Rosalvo Alexandre - SergipeTec, ao lado do Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão.

O novo sistema de telecomunicação digital de Sergipe é um projeto é pioneiro no país. Trata-se de um parque tecnológico que permitirá que os órgãos de segurança pública, em todas as suas esferas, comuniquem-se digitalmente. O sistema vai estabelecer, via rádio, uma comunicação imediata, reduzindo o tempo-resposta das forças policiais no atendimento de ocorrência.

Desde 2009, o Ciosp atende as ligações de ocorrências e encaminha à força policial. O encaminhamento é feito através do rádio, em sistema analógico. No sistema analógico, há possibilidade de falhas e ruídos na comunicação, o que permite que se misturem mensagens de polícia e rádio táxi. O novo modelo encerra essa possibilidade, garantindo a segurança da informação, que é protegida por um sistema de criptografia, o que impede a interceptação das mensagens.

Além da segurança, a velocidade da informação é maior. Hoje, quando um morador do interior liga para o 190, a ligação cai no batalhão de área, que deverá contatar a companhia ou destacamento local, e a partir daí acionar a viatura. Com o novo sistema, a chamada do povoado mais distante é direcionada à central do Ciosp, que acionará a viatura mais próxima. Com o novo sistema, o serviço que antes se restringia a Aracaju e área metropolitana se estende a todos os 75 municípios do estado.