Nova ponte

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 25/11/2016 às 00:56:00

Rita Oliveira

 

Nova ponte

 

O governador Jackson Barreto (PMDB) almoça hoje em Maceió com o governador Renan Filho (PMDB). No cardápio, a construção de uma nova ponte ligando os estados de Sergipe e Alagoas, entre outros pontos, como a crise econômica que assola o país e os estados.

Existe um impasse nos projetos dos dois estados sobre a ponte. O governo de Alagoas tem projeto pronto com a ponte sendo construída entre os municípios de Penedo e Neópolis e o de Sergipe com a ponte ligando Brejo Grande a Piaçabuçu.

Deve prevalecer o projeto do governo alagoano, uma vez que no último dia 17 de novembro Renan Filho recebeu das mãos do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, e da presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, o projeto executivo da obra. Ele é um instrumento imprescindível à fase de licitação pública para construção da ponte.

O projeto executivo de engenharia rodoviária foi realizado pela Codevasf com investimento de R$ 2,3 milhões oriundo do Orçamento Geral da União por meio de emendas parlamentares destinadas à Codevasf pelo então deputado federal Renan Filho e pelo senador Renan Calheiros (PMDB).

Além da defesa dos Renan pela ponte ser por Penedo, já que destinaram recursos para a construção do projeto, o prefeito reeleito de Penedo, Marcius Beltrão (PSB), um grande aliado dos Calheiros, também defende que a ponte seja no seu município.

O projeto da ponte de Brejo Grande a Piacabuçu foi idealizado ainda no governo Marcelo Déda, que desejava interligar Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco pelo litoral, fomentando o turismo no Nordeste.

Segundo o governador de Alagoas, agora, com o projeto executivo, é licitar e incluir a obra no PAC para iniciar já no próximo ano. “Penedo vai deixar de ser fim de linha para ser rota do desenvolvimento”, resaltou Renan Filho.

Trocando em miúdos, agora não tem mais jeito que dê jeito. A ponte será mesmo construída ligando Neópolis a Penedo. Como penedense, a colunista está feliz por isso.

..........................................................................................................

Com o PDT

Já de volta a Sergipe, o governador Jackson Barreto (PMDB) recebeu na tarde de ontem, no Palácio de Veraneio, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique (PDT). Na pauta, assuntos de interesse do município, o cenário político nacional e local e a continuidade da presença do PDT na base de apoio ao governo sergipano.

 

Com os Poderes

Pela manhã, o governador se reuniu com os representantes dos outros dois Poderes: Legislativo e Judiciário. Tratou de assuntos do interesse do Estado com o presidente da Assembleia, Luciano Bispo (PMDB) e o presidente do Tribunal de Justiça Luiz Mendonça.

 

 

Fortalecimento do PP 1

No próximo dia 16 de dezembro deverá estar se filiando ao PP o neto do empresário Luciano Barreto. O ato político, a ser realizado em um hotel da orla, será prestigiado por lideranças nacionais da legenda. O neto de Luciano é candidatíssimo a deputado federal em 2018.

 

Fortalecimento do PP 2

Quem também pode se filiar ao PP é o empresário Ricardo Franco, que já se desfiliou do DEM após desentendimento político com a senadora Maria do Carmo Alves (DEM), que desejou retornar ao mandato no Senado somente para votar pela segunda vez pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff. O filho do ex-governador Albano Franco (PSDB), que é suplente de senador, tem pretensões políticas de disputar o governo do estado em 2018.

 

Na torcida

Quem anda rindo à toa com a possibilidade dessas filiações ao PP é o deputado estadual Venâncio Fonseca, presidente estadual da legenda. Venâncio tem trabalhado muito nesse sentido.

 

Prefeita de fato

Informações chegadas à coluna dão conta que o prefeito João Alves Filho (DEM) vem comparecendo pouco a Prefeitura de Aracaju e que quem está no comando do município é a irmã, a secretária municipal de Governo, Marlene Calumby.

 

Exoneração

Esta semana mesmo Marlene determinou a exoneração de todos os cargos comissionados da prefeitura indicados pelo vereador afastado Renilson Félix (DEM), o ex-vereador Pedro Firmino e o secretário Walker Carvalho (Indústria, Comércio e Turismo). Não precisa dizer que os três ficaram muito chateados com as exonerações dos seus apadrinhados políticos.

 

Trocando farpas

Segundo uma fonte, teve a maior discussão entre Marlene e Walker na prefeitura por conta das exonerações dos comissionados. Quem testemunhou disse que “o bate boca foi feio”.

 

Arrogância?

Ainda de acordo com a fonte, dias atrás Pedro Firmino pediu que Marlene “intermediasse uma conversa com João”. E ela respondeu: “Quem é João? Não conheço nenhum João! Conheço Dr. João”.

 

Queixa em plenário

Vereadores de Aracaju recém-empossados assinaram e encaminharam ofício ao prefeito João Alves solicitando audiência para tratar de questões da cidade. Ontem o vereador Júnior Pinheiro (PSDB) revelou na Câmara que o prefeito não respondeu ao ofício, “demonstrando grande falta de respeito”.

 

Analisando conjuntura

Durante reunião da corrente interna do PT "Construindo Um Novo Brasil", realizada anteontem à noite, no auditório do Sindicato dos Bancários, o secretário nacional de Finanças e Planejamento do partido, Márcio Macêdo, analisou a situação da legenda após as eleições. “O PT, em Sergipe, encolheu. Já chegamos a ter oito prefeitos, desta vez elegemos três; já tivemos 12 vice-prefeitos, agora serão cinco; já tivemos 67 vereadores, a partir do próximo ano serão 34. Então, é preciso rediscutir o partido. Precisamos ter consciência disso e encarar a realidade. Há uma crise de gestão e de condução no nosso partido. Não estou apontando culpados, mas é preciso ter consciência de onde estamos para podermos avançar”, ressaltou.

 

Defesa pela unidade

Márcio defendeu a construção da união interna. “É preciso iniciar um processo de construção da unidade, é o melhor caminho, mas é preciso ter maturidade para unir as forças e construir. Não sei se vai ser possível, mas este é o melhor cenário. Estou disposto a dialogar com todas as forças, sem veto a ninguém”, disse o dirigente do PT, defendendo a renovação partidária.

 

No reduto de Lula

O presidente Michel Temer planeja vir ao Nordeste no início de dezembro, especificamente em Pernambuco e Ceará para inaugurar obras. Definiu isso na reunião com os ministros Helder Barbalho (Integração) e Eliseu Padilha (Casa Civil), quando ficou estabelecido ainda que a inauguração do Eixo Leste da Transposição do São Francisco não será mais este ano, provavelmente fevereiro.

 

Polêmica na Câmara

Chegou na Câmara Municipal a discussão da portaria do Governo do Estado que alterou o calendário do licenciamento 2017 dos veículos automotores. Ontem, os vereadores Júnior Pinheiro (PSDB), César Dias (PRP), Anderson de Tuca (PRTB) e Pedrinho Barreto (PSDB) criticaram o ato e apelaram para que o governador Jackson Barreto reavalie a cobrança antecipada.

 

Polêmica na Alese

Já na Assembleia Legislativa a polêmica foi sobre o projeto de lei complementar do Poder Executivo que modifica atribuições dos procuradores do estado.

 

Violência 1

As mortes de jovens entre 15 e 24 anos por causas violentas (acidentes de trânsito, afogamentos, suicídios, homicídios, quedas acidentais) tiveram redução nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste na comparação entre 2005 e 2015, mas tiveram alta expressiva em estados do Norte e Nordeste. Os dados foram divulgados ontem (24) na pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Violência 2

Segundo o estudo, as quedas mais significativas ocorreram no Rio de Janeiro, no Distrito Federal, em São Paulo, no Paraná e em Mato Grosso do Sul. No Rio de Janeiro, as mortes violentas caíram 37,5% entre os homens e 40,8% entre as mulheres; no Distrito Federal, 34,9% e 10,3%, respectivamente, e em São Paulo, 33,1% e 32,7%.

 

Violência 3

A pesquisa aponta, no entanto, que as mortes violentas cresceram em estados do Norte e Nordeste. Entre os homens jovens, o maior aumento ocorreu em Sergipe (179,4%), seguido do Piauí (171,4%) e do Ceará (146,4%), enquanto no Amazonas foi registrada a maior expansão de mortes violentas na população jovem feminina (171,4%).

 

Veja essa...

Nos corredores da Secretaria Municipal de Administração, o ex-vereador Pedro Firmino confidenciou a um conhecido que a secretária municipal de Governo, Marlene Calumby, “destruiu a carreira de João Alves”.

 

 

CURTAS

 

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB) foi homenageado ontem com o prêmio de melhor Congressista de Sergipe em 2016 pelo Ranking dos Políticos. O ranking monitora toda atividade legislativa federal e visa divulgar para sociedade quais políticos mais contribuem para crescimento e desenvolvimento do País.

 

Do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) sobre as 10 Medidas Contra a Corrupção: “Sem a inclusão do MP e do Judiciário perde a credibilidade. Lei é para todos”.

 

Do secretário nacional de Finanças do PT, Márcio Macedo, na plenária da corrente Construindo Um Novo Brasil, do PT: “Há uma onda conservadora no mundo inteiro. Tenho a sensação de que o governo Temer não se sustenta. Vai cair".

 

Na próxima semana o Tribunal de Justiça de Sergipe começa o julgamento criminal dos deputados estaduais afastados Augusto Bezerra (DEM) e Paulinho da Varzinhas (PTdoB) envolvidos no escândalo das verbas de subvenções da Assembleia Legislativa. Serão ouvidas as testemunhas dos dois parlamentares afastados.

--------------------------------------------------------------------

 Depois de construída, a ponte ligando Neópolis a Penedo terá extensão aproximada de 1.072 metros e largura de 21,10 metros. Os acessos, que farão parte do projeto, estão calculados em 12 metros. O projeto incluirá ainda passeio e ciclovia, cada qual com largura estimada de dois metros. O custo total da obra está estimado em aproximadamente R$ 320 milhões.