Programa Estadual de IST/ Aids participa do evento "Conexão Comunidade

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 25/11/2016 às 00:48:00

De 22 a 24 de novembro, o Shopping Jardins promoveu uma grande ação voltada para a saúde e o bem estar dos cidadãos sergipanos. O evento que ocorre denominado “Conexão Comunidade”, contou com a parceria da Sociedade Sergipana de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Urologia, Sesc, Embeleze, Unimed, Drogasil, Energisa, Espaço Ativo e das Secretarias da saúde do Estado (SES) e de Aracaju.

A SES esteve presente através do Programa Estadual de IST/Aids, que disponibilizou a Unidade Móvel “Fique Sabendo”, serviço que oferece testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C. Ele foi o mais frequentado entre os serviços oferecidos. Foram realizados 134 testes, sendo 09 positivos para Sífilis e 01 positivo para Hepatite B, ambos orientados sobre como realizar o tratamento. 

A estudante de Biologia, Caroline de Araújo Machado, relata que esse serviço é fundamental. “Confesso que, dificilmente, eu iria a um posto de saúde, para realizar esses exames. Como vim ao shopping e tem como fazer o teste que não demora nada, aproveitei a oportunidade. É sempre bom saber como está nossa saúde”, argumentou a estudante.

O gerente do Programa IST/Aids, o médico sanitarista Almir Santana, fala da importância de participar de eventos como esse. “Olha é sempre bom levar os testes rápidos para onde a população está. Essa é a finalidade da Unidade Móvel. Além de ofertar o teste, orientamos a população, entregamos panfletos e insumos como camisinha masculina, feminina e lubrificante”, relata.

Ainda segundo Almir Santana, “somos bem recebidos pela população. A Unidade atrai várias pessoas. Conseguimos quebrar aquela ideia de que existia medo, onde as pessoas tinham vergonha de ir às unidades de saúde fazer o teste. Nas ações itinerantes, o serviço chega até a pessoa e isso facilita muito. Outro influenciador é que quando as pessoas veem o outro fazendo o teste se motiva a fazer também e é um serviço sem burocracia”, argumenta.