Governadores debatem construção de ponte entre Sergipe e Alagoas

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 26/11/2016 às 00:55:00

O governador Jackson Barreto reuniu-se ontem com o governador de Alagoas, Renan Filho, para discutir potencialidades econômicas que podem fomentar o litoral norte sergipano e a região Sul de Alagoas. Os gestores trataram da construção da ponte entre os municípios de Neópolis e de Penedo, que será erguida com recursos federais e executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Durante a audiência, o governador Jackson Barreto apresentou a proposta de construção de uma ponte ligando os municípios de Brejo Grande e Piaçabuçu, em Alagoas. Na avaliação do chefe do Executivo, a construção vai trazer impacto significativo na economia da região, aumentando o fluxo turístico da região e reduzindo custos com transporte da produção nos dois estados. O empreendimento também deve melhorar o escoamento da produção agropecuária dos perímetros irrigados do Baixo São Francisco, especialmente o transporte da safra de arroz.

O projeto prevê a construção de uma ponte com extensão total de 2.800 metros e orçamento de R$ 410.000.000,00.

Renan Filho assegurou que vai analisar o projeto. “O governador Jackson é um amigo de longa data e certamente vamos encontrar um entendimento. Vou analisar a demanda apresentada com muito carinho”, confirmou o governador alagoano.

No último dia 17, Renan Filho recebeu do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o projeto executivo da obra – instrumento imprescindível à fase de licitação pública para construção da ponte, antigo anseio da região. O projeto foi realizado pela Codevasf com investimento de R$ 2,3 milhões, oriundo do Orçamento Geral da União por meio de emendas parlamentares destinadas à Codevasf pelo então deputado federal Renan Filho. O documento detalha os serviços de engenharia necessários à implantação, melhoramentos, pavimentação e obra de arte especial, inclusive estudos e projetos ambientais, nas rodovias estaduais AL-225 e SE-335, no trecho que compreende os municípios de Penedo (AL) e Neópolis (SE).