Enem será realizado hoje e amanhã para quase 200 mil candidatos

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 03/12/2016 às 00:23:00

Logo mais a partir das 12h, em ponto, 7.002 candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltam às escolas para enfrentar a maratona de perguntas e respostas. A segunda etapa do maior concurso universitário do Brasil acontece de forma inédita neste final de semana após 28 dias de espera e angústia. A alteração no calendário de provas se fez necessário devido à ocupação promovida por estudantes em instituições educacionais, os quais se mostravam contrários à PEC 55 – antiga PEC 241, que limita os gastos públicos em serviços essenciais como saúde e educação. Por questões de segurança, o Ministério da Educação decidiu alterar a data para milhares de brasileiros.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 191.494 dos 8,7 milhões de inscritos foram prejudicados, ou não, com a mudança nas datas de prova. Nesse período o instituto necessitou agilizar a produção de novas questões, além de elaborar um novo tema para a prova de redação. O objetivo dos profissionais era desenvolver um conteúdo o qual estivesse no mesmo grau de dificuldade deparada por milhões de candidatos que participaram do exame no início do mês de novembro. Ao todo foram mais de 300 ocupações em colégios; isso corresponde a 1,9% dos locais de provas.

Em Sergipe a ocupação ocorreu na Universidade Federal de Sergipe (UFS) Didáticas – I e VI - Bloco Único Campus da cidade de São Cristóvão. Ainda de acordo com a direção do Inep, apesar dos contratempos administrativos ocasionados pelos manifestantes, o calendário de correção das provas e redações segue normalmente e a divulgação das notas do Enem 2016 segue mantida para 19 de janeiro de 2017. O resultado do gabarito desta segunda avaliação será publicado pelo MEC entre a terça e quarta-feira da próxima semana. O cronograma de horários segue exatamente o mesmo do exame prestado nos dias 03 e 04/11.

Em horário local, os portões fecham ao meio dia e as provas começam às 12h30. Nas provas deste sábado também serão respondidas 45 questões sobre Ciências Humanas e 45 questões de Ciência da Natureza, com o tempo de prova de 4h30. Amanhã os candidatos respondem 45 questões de linguagens e códigos, 45 de matemática e redação. O tempo de duração da prova é de 5h30. Para ter acesso ao local da prova é necessário seguir as exigências presentes no edital do concurso. Estar em posse de documento oficial com foto, documento de inscrição e caneta preta com tubo transparente é quesito obrigatório.

-