Conselho Estadual de Saúde aprova Plano Estadual para o período de 2016 a 2019

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 10/12/2016 às 00:14:00

A reunião do Conselho Estadual de Saúde (CES) aprovou, na última terça-feira, dia 06, no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), o Plano Estadual de Saúde para o período de 2016 a 2019. O instrumento aponta as diretrizes e metas para atuação da gestão no período de quatro anos. A reunião contou a presença do vice-presidente do Conselho, Eduardo Ramos e, representando a secretária Conceição Mendonça, o assessor João Lima Júnior e o diretor de Planejamento da SES, Evandro Galdino.

Através dos seus representantes, a secretária de Estado da Saúde e presidente do Conselho Estadual de Saúde afirmou que a reunião do CES, além de estratégica pela importância da pauta, foi um marco por contar com a presença de todas as Áreas Técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) à disposição dos conselheiros. “Com isso, houve oportunidade de diálogo e as dúvidas sobre o Plano foram esclarecidas em tempo real, permitindo que os ajustes necessários fossem feitos em cima das sugestões levantadas pelo pleno”, ressaltou Conceição.

O vice-presidente do Conselho destacou que, pela primeira vez, foi debatida a inserção das ações e metas do CES no Plano Estadual de Saúde, que é a integração da sociedade com a administração pública. “E também pela primeira vez foi garantido o controle social dentro do Plano Estadual”, afirmou. De acordo com Eduardo Ramos, a presença de vários técnicos da gestão enriqueceu, ainda mais, os debates, e quem ganha com isso é o controle social. Além da aprovação do Plano, a reunião também teve como pauta a apreciação e aprovação dos relatórios de gestão de 2013, 2014 e 2015.