Saumíneo divulga recursos para setor produtivo a prefeitos

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 11/12/2016 às 00:18:00

Prefeitos e vice-prefeitos eleitos e reeleitos para a gestão 2017-2020 participaram, sexta-feira, do I Seminário de Gestão Municipal promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. No evento, o superintendente estadual do Banco do Nordeste, Saumíneo Nascimento, apresentou informações estratégicas para os novos gestores municipais.

O seminário, realizado no auditório do TCE, prestou orientações sobre os novos instrumentos de gestão, fiscalização e captação de recursos, inclusive com distribuição de manual contendo os principais aspectos a serem observados durante a administração.

O presidente do TCE, conselheiro Clóvis Barbosa, fez a abertura e o encerramento com uma palestra magna. E na programação, foram detalhados assuntos decisivos para prefeitos e vice-prefeitos: o Índice de Efetividade da Gestão Municipal e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Os gestores eleitos também receberam informações sobre a legislação preventiva para casos de improbidade administrativa, bem como instruções básicas sobre prestação de contas em convênios.

Durante a palestra, o superintendente do BNB, Saumíneo Nascimento, sintetizou os principais programas do Banco para o setor produtivo, com ênfase nos municípios. Saumíneo destacou os principais eixo de financiamento de obras e projetos do segmento governamental, como a arrecadação de tributos, o acesso a recursos não-reembolsáveis, as linhas de crédito e os fundos de investimento.

O superintendente também apresentou a indicação de caminhos para o cumprimento de obrigações, como a recuperação do patrimônio histórico e o pagamento dos salários do servidores públicos.

"O seminário foi uma importante oportunidade para apresentar a atuação do Banco do Nordeste em prol do desenvolvimento econômico dos municípios sergipanos", declarou Saumíneo Nascimento.