Fotografias de Janaína Santos exaltam a rainha do mar

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 17/08/2012 às 10:31:00

A religiosidade do povo negro do Brasil e o encanto da cultura afro serviram de tema para que a repórter-fotográfica Janaína Santos montasse sua exposição de fotografias denominada "Festa de Yemanjá". De acordo com ela, trata-se do registro de uma manifestação cultural que reúne adeptos em cortejo realizado no bairro Industrial, no dia 2 de fevereiro, em homenagem ao Dia de Yemanjá, também chamada de Janaína, "Mãe das Águas", Rainha do Mar.

"As manifestações culturais populares sempre chamaram a atenção do meu olhar fotográfico por suas cores e beleza. "A festa de Iemanjá", tema deste ensaio que virou exposição, desperta em mim paz e alegria, afinal sou "Janaína". Não podia deixar de registrar este cortejo tão bonito em homenagem à Rainha do Mar", confirma a artista cearense, radicada em Sergipe há 30 anos.

Abertura- A exposição, com 20 fotografias, será aberta ao público na próxima terça-feira, dia 21, no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa de Sergipe. O coquetel de lançamento acontece a partir das 18h30. "Janaína Santos faz das lentes fotográficas a extensão do seu olhar e a expressão da sua própria existência. Tal é sua paixão pela fotografia", constata a jornalista Ilma Fontes, curadora da exposição e responsável pelo evento que também reunirá no mesmo espaço música, literatura, artesanato e pintura.

Além de Janaína Santos, com a exposição "Festa de Yemanjá", o público irá prestigiar no Espaço Cultural da Assembleia o relançamento do livro de crônicas e poemas "Coiote sutil", do falecido jornalista Cleomar Brandi. Organizado pelo também jornalista Gilson Sousa, o livro reúne uma série de textos inéditos, além de ilustrações feitas pelo próprio Cleomar na década de 1970.

A noite cultural terá ainda show de lançamento do CD da Banda Maria Scombona, um dos principais grupos de música pop em Sergipe. A exposição de pinturas ficará por conta da obra de Paulo Victor. No mesmo espaço acontecerá a exposição de Artesania de Prado. Todas as exposições ficarão à disposição do público até o próximo dia 17 de setembro de 2012.