Empreendedor pode participar do MPE

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 17/08/2012 às 11:09:00

Empreendedores sergipanos têm até o final do mês para se inscrever no "MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas", é só acessar o site www.premiompe.sebrae.com.br . O MPE se constitui no reconhecimento estadual e nacional às micro e pequenas empresas que promovem o aumento a qualidade, produtividade e competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão.

Para Adeilson Graça Leite, gerente do Sebrae, uma das vantagens em participar do prêmio é a possibilidade de fazer uma auto avaliação da gestão do empreendimento seguindo os critérios do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da FNQ - Fundação Nacional de Qualidade. "Inscrevendo-se no MPE Brasil o empreendedor tem oportunidade de reavaliar seu negócio, observar pontos fortes e o que pode ser melhorado, fica mais preparado para alcançar seus objetivos e o melhor, todo o processo é gratuito", destaca Adeilson Leite.  
 
MPE Brasil - É destinado às empresas com receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões, incluindo a soma dos orçamentos de filiais e matriz, segundo o Estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte - base 2011. O empreendimento deve ter completado pelo menos um ano fiscal, ter domicílio fiscal no Estado da respectiva inscrição e comprovar regularidade fiscal e estatutária.

As categorias de reconhecimento são Agronegócio; Comércio; Indústria; Serviços de Educação; Serviços de Saúde; Serviços de Tecnologia de Informação - desenvolvimento, implantação e gerenciamento de software; Serviços de Turismo - bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagens, transportes turísticos;
Serviços - empresas de serviços que não se enquadrem nas categorias de serviços acima.

Segundo Emanoel Sobral, diretor do Sebrae, as empresas inscritas em uma das categorias poderão optar por se candidatar também ao Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social. "É direcionado aos empreendimentos que tenham ações estruturadas voltadas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento da comunidade em que estão inseridas", explica Emanoel Sobral.

 Para a empresária Márcia Fabiana, vencedora estadual do prêmio em 2011 na categoria Serviços de Saúde, quando fez a inscrição buscava um auxílio para identificar o que podia ser melhorado na empresa. "Ficamos felizes ao receber esse reconhecimento porque mostra que estamos no caminho certo", explica Mácia, proprietária da Memphis Centro de Saúde e Bem Estar, localizado no município de Poço Verde.