Agências bancárias só funcionam até esta quinta-feira

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 28/12/2016 às 06:42:00

Quem tem pendências operacionais para serem resolvidas ainda este ano em alguma agência bancária é preciso apressar os passos. Isso porque, conforme realizado anualmente, a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) suspende todas as atividades funcionais a fim de promover o recesso de Ano Novo. Sendo assim, todos os pontos de atendimento ao cliente no Brasil funcionam apenas até às 15h de amanhã; aquele que perder esse prazo, terá que aguardar até a próxima segunda-feira, 02 de janeiro, para ser atendido. A perspectiva por parte do Sindicato dos Bancários (SEEB) é de movimento intenso nas últimas 24 horas de atendimento em 2016.

Por se tratar de período de grande movimento, os bancários alertam para a possibilidade de a Lei dos 15 minutos não ser respeitada em algumas agências. Na tentativa de minimizar o tempo de espera, a orientação dos profissionais é que os clientes busquem explorar o mecanismo online disponibilizado nos aplicativos celulares, bem como o serviço de autoatendimentonos cashs eletrônicos. Essas medidas tendem a atender aos desejos dos clientes sem que eles necessitem se desgastar nas filas. Assim como vem ocorrendo ao longo das últimas semanas, o horário de trabalho hoje e amanhã segue das 9h às 15h em Sergipe.

Segundo a bancária Rosa Amparo da Fonseca, é natural que neste período de final de ano o fluxo de clientes seja ampliado justamente em decorrência do dia 30 ser marcado pelo fechamento das agências que realizam balanços anuais. Desde a tarde de ontem os bancos já começaram a registrar aumento nos atendimentos.

"Muitos clientes já sabem que este período do ano é marcado justamente pela grande quantidade de pessoas nos bancos, principalmente naquelas centrais perto do comércio, shoppings e pontos turísticos. Garantir a lei dos 15 minutos nesses dias fica praticamente impossível e os próprios órgãos de fiscalização possuem esse mesmo entendimento. Uma sugestão é realmente evitar as filas e tentar proceder nos caixas eletrônicos ou pela internet. Se não conseguir, o jeito é seguir para a sua agência - de preferência, pegar uma senha e aguardar", disse.

De acordo com a Fenaban, quem tem direito a sacar o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014 tem até amanhã para retirar o benefício; já o trabalhador que tem o Cartão Cidadão com senha poderá sacar o abono em um terminal de autoatendimento da Caixa Econômica ou em casas lotéricas até a sexta-feira, 30. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, pouco mais de 900 mil pessoas que têm direito a receber o dinheiro ainda não efetuaram o saque. O direito ao benefício pode ser consultado no site do Ministério do Trabalho. A partir das 15h de amanhã até as 9h de segunda-feira apenas os caixas eletrônicos estarão funcionando sem alterações.