Seagri recebe emendas parlamentares para agricultura familiar

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 31/12/2016 às 09:13:00

A Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) formalizou com a Caixa Econômica Federal de Sergipe, na última semana de dezembro, diversos convênios voltados para o fortalecimento da infraestrutura produtiva de ações da agricultura familiar. Os recursos totalizam R$ 5.121.451,19 e são originados de emendas parlamentares feitas pelo deputado federal João Daniel para execução por meio da secretaria de estado da Agricultura.

“De fato, são investimentos importantes que confirma a preocupação do deputado com o campo. Ele que estabeleceu uma relação de parceria desde o início com a secretaria da Agricultura tem agora os recursos assinados e liberados na Caixa Econômica, consolidando a parceria”, destacou o secretário da Agricultura Esmeraldo Leal.

Esmeraldo explica que as verbas estão direcionadas para a construção centros de reforma agrária e aquisição de equipamentos para apoio à formação e à comercialização, e também para projetos que estão relacionados ao fortalecimento da agricultura familiar, com aquisição de quite de irrigação, câmara frigorífica, balança rodoviária. “Já estamos com convênios assinados e com autorização de liberação de recursos para Canindé do São Francisco, Estância e Poço Redondo, sendo que temos mais uma aguardada liberação da caixa econômica”, acrescentou.

O deputado João Daniel destaca o caráter participativo na escolha das demandas. “Com a liberação destes recursos ressaltando o compromisso do nosso mandato com agricultura familiar e famílias assentadas. Estas emendas indicadas para a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) foram debatidas e discutidas com os movimentos sociais, sejam os produtores de arroz do Baixo São Francisco, áreas da agricultura familiar, secretários de Agricultura, pequenos agricultores e assentados. Nenhuma dessas emendas foi indicada sem se debater ou ouvir as demandas das organizações da agricultura familiar do Estado de Sergipe”, disse o deputado.

Entre os investimentos, o secretário destaca a aquisição de balanças rodoviárias e a compra de equipamentos para pulverização no combate à mosca negra. “Inclusive uma das balanças é para o perímetro irrigado do Baixo São Francisco, que vai beneficiar os rizicultores. Eles Produzem e não têm uma balança na região, ou seja, o arroz que é produzido em Sergipe é pesado em outro estado. Essa ação vai ajudar a dar mais controle a nossa produção e mais segurança para os produtores. Nós também recebemos a confirmação de liberação de recursos para aquisição de quites de pulverização para controle da mosca negra na região Centro Sul do Estado. Nesse caso vai ser via Incra que já conformou a liberação. É bom lembrar que a maioria dessas emendas é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, mas tem também uma emenda que está vinculada ao Ministério da Integração que prevê a construção de centros de centros de abastecimento, equipamentos, veículos”, explicou Esmeraldo Leal.

Apoio parlamentar - Esmeraldo disse que a secretaria tem por obrigação fortalecer essa parceria com o deputado João Daniel, mas tem buscado outras parcerias. “Nós temos dialogado com outros deputados para que entendam a importância da agricultura e da pecuária em nosso estado, que reconheçam o peso desses setores para a economia, para a balança comercial e passe a investir e apoiar mais, diretamente via secretaria, como é o caso do deputado João Daniel ou através de secretarias municipais de agricultura. O importante é que nossa bancada de estaduais, federais e nossa bancada do senado enxergue mais, assim como o Governo do Estado tem enxergado, o potencial do campo e ajude da melhor forma possível”, finalizou o secretário.