Passageiro infarta em avião e morre ao embarcar em Aracaju

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 03/01/2017 às 00:37:00

O turista paranaense José Cirilo Filho, 66 anos, morreu por volta das 15h20 de ontem no Aeroporto Santa Maria (zona sul de Aracaju), após sofrer um ataque cardíaco. Segundo a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), ele estava em um avião da companhia Avianca, que decolaria de Aracaju para Brasília (DF). Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) baseada no próprio aeroporto foi acionada pela tripulação, às 14h11, após perceber que o passageiro estava desacordado. Os socorristas chegaram ao avião em apenas quatro minutos e constataram um quadro de parada cardiorrespiratória.

Os integrantes do Samu fizeram um procedimento de ressucitação do paciente, com massagens cardíacas e o uso de um Desfibrilador Externo Automático (DEA). Uma Unidade de Suporte Avançado foi enviada rapidamente ao aeroporto e ainda entubou o passageiro, mas a morte foi constatada após cerca de uma hora de tentativas dos socorristas. O corpo foi levado para o necrotério da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, no Augusto Franco (zona sul), de onde foi liberado por familiares que o acompanhavam.

Segundo informações, Cirilo era de Curitiba (PR) e estava prestes a voltar para a capital paranaense, após passar uma temporada de férias com a família em Aracaju. O vôo faria escala em Brasília antes de seguir para o Paraná. Em nota a Avianca expressou condolências aos amigos e parentes do passageiro e garantiu que está prestando todo o apoio necessário