IPTU de Aracaju tem aumento médio de 8,78%

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 10/01/2017 às 09:17:00

Milton Alves Júnior

Até o próximo dia 20 cerca de 162 mil aracajuanos devem receber nas respectivas residências o boleto referente ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU/2017). Contabilizando um reajuste de 8,78%, se comparado com o mesmo período do ano passado, o valor pode ser quitado em cota única e receber um desconto de 10%, ou parcelado em até dez meses sem desconto. Para obter este desconto o contribuinte necessita realizar o pagamento do tributo até o dia 06 de fevereiro. Aqueles aracajuanos que possuem débitos pendentes terão direito apenas de 5% de desconto no valor final.

Apesar de o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) ter garantido durante campanha eleitoral que revogaria já no primeiro mês de administração o reajuste anual de 30% concedido pelo ex-prefeito João Alves Filho (DEM), na semana passada o gestor anunciou o aumento após sua equipe de estudos financeiros ter declarado essencial aplicar o reajuste diante das dificuldades econômicas deixadas por João. Essa análise foi feita com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e ficou abaixo do índice inflacionário.

De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), todos os contribuintes que desejem realizar de imediato o pagamento, estes podem buscar um dos pontos de atendimento do órgão e solicitar a impressão do documento. Essa ação também pode ser feita através do portal do contribuinte, disponível no site da Prefeitura de Aracaju. A Semfaz é situada na Praça General Valadão, 341, bairro Centro, e os demais pontos cadastrados estão sitiados no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC) do Shopping Riomar e do Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite - Rodoviária Nova.