Resultado do Enem define vagas na UFS

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 19/01/2017 às 00:33:00

Milton Alves Júnior

Está disponível para consulta o resultado final das correções correspondentes às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016). A divulgação oficial foi feita na manhã de ontem no portal de notícias do Ministério da Educação (MEC), bem como no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – responsável por dirigir o maior concurso universitário da América do Sul. Segundo estatísticas do instituto, até a tarde de ontem mais de quatro milhões de brasileiros já haviam consultado a pontuação das provas e a correção da redação. Principal porta de acesso ao ensino superior público, a nota do Enem deve ser utilizada para seleção de vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Dos 118 mil estudantes que preencheram o Enem em Aracaju e demais cidades do estado, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) tem sido pleiteada por pelo menos 95% dos candidatos. Como não há vaga para todos,a instituição disponibilizou para o SISU o total de 5.440 oportunidades, ofertadas em 105 cursos distribuídos por cinco campi – sendo eles nos municípios de São Cristóvão, Aracaju, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto. Deste total de vagas, 2.614 são para ampla concorrência, 2.721 vagas são disponibilizadas dentro do sistema de cotas, conforme a Lei Federal nº 12.711/2012, ficando as 105 vagas restantes para portadores de necessidades especiais.

Conforme previsto na Constituição Federal, essa modalidade – a qual gera polêmica todos os anos, reserva metade das vagas das instituições federais para candidatos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas ou concluíram através de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Enem. Entre as vagas reservadas, metade é para candidatos com renda familiar mensal até um salário mínimo e meio por pessoa, e a outra metade para renda superior a esse valor. Dentro de cada faixa de renda há, ainda, vagas reservadas para negros, pardos e indígenas, em distribuição proporcional aos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por estado.

 

Exigências - A instituição informou que está publicado no site da instituição os editais que definem as instruções e fases da pré-matrícula Institucional e da confirmação de matrícula. A unidade federal esclarece que nesta primeira fase, a documentação exigida em edital deve ser entregue pessoalmente pelo candidato aprovado, por seus pais, ou por procurador devidamente constituído, para que seja efetivada sua pré-matrícula. As vagas não aproveitadas na chamada regular são informadas ao MEC, que divulga lista de espera do SISU. Os candidatos da lista de espera, na proporção de seis vezes o total de vagas restantes da chamada regular, considerados pela UFS como classificados ou suplentes, são aqueles que manifestam interesse após a fase de pré-matrícula na chamada regular, no SISU.

-