Cabe investigação

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 20/01/2017 às 00:12:00

Cabe investigação

 

Gilson Sousa

 

Acidentes acontecem, é claro, mas muitas vezes a desconfiança supera a lógica. No caso da queda do avião bimotor que caiu ontem em Paraty, na região da Costa Verde fluminense, matando o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, muita coisa precisa ser esclarecida. Nas redes sociais e em rodas de conversas, muitas pessoas estão levantando a teoria conspiratória de que pode ter acontecido uma "sabotagem" com a queda da aeronave onde estava o ministro do STF, já que Zavascki é o relator da Operação Lava Jato.

Ontem mesmo o delegado da Polícia Federal Márcio Adriano Anselmo, que integra a força-tarefa da Operação Lava Jato, pediu uma investigação rigorosa sobre a morte do ministro. “Esse ‘acidente’ deve ser investigado a fundo”, escreveu ele em sua página no Facebook, destacando claramente a palavra acidente. Teori Zavascki, lembrou o delegado federal, era responsável pelos casos da Lava Jato que envolvem pessoas com foro privilegiado, como congressistas e ministros.

Ao citar essa possível teoria da conspiração, a imprensa nacional também lembrou ontem da morte do "Homem Diretas Já", o deputado federal Ulysses Guimarães (PMDB-SP), em 12 de outubro de 1992, cujo corpo nunca foi encontrado. O acidente de Ulysses ocorreu em localização próxima do acidente aéreo desta quinta-feira. Na época, o helicóptero em que o deputado viajava com o senador Severo Gomes desapareceu entre Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense.

No caso de Teori Zavascki, ele viajava num pequeno avião bimotor que decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty, com quatro pessoas a bordo. Pelo menos três, segundo o Corpo de Bombeiros, estavam mortas até o início da noite de ontem. O avião pertencia ao empresário Carlos Alberto Filgueiras, muito amigo do ministro e dono do hotel Emiliano. Ele também estava na aeronave, mas sua morte não havia sido confirmada pela família até a noite de ontem.

No mais, outro fato relevante que reforça a suposta teoria da conspiração é que nos últimos dias a imprensa vinha noticiando que Teori deveria retirar o sigilo da maioria dos 900 depoimentos da Odebrecht, tão logo as delações fossem homologadas. Isso deveria ocorrer após o fim do recesso judiciário, nos primeiros dias de fevereiro. Aliás, Teori Zavascki havia encurtado suas férias justamente para se dedicar às homologações das delações premiadas da Odebrecht, algo que certamente mexeria com centenas de pessoas poderosas neste país.

Indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2012, para substituir Cezar Peluso, que se aposentou ao completar 70 anos, Teori Albino Zavascki tinha 68 anos de idade. Era magistrado e professor, nascido em Faxinal dos Guedes, no interior do estado de Santa Catarina.

Ele chamou a atenção da imprensa em fevereiro de 2014, quando votou pela absolvição dos condenados por formação de quadrilha no caso do Mensalão. Menos de um ano após, Teori Zavascki autorizou a abertura de inquérito contra 47 políticos, considerados suspeitos de participação em esquema de corrupção, ação conhecida mundialmente como Operação Lava Jato. Ele também autorizou a prisão do então senador Delcídio do Amaral, do banqueiro André Esteves, do advogado de Delcídio, Edson Ribeiro, e do chefe de gabinete do senador Diogo Ferreira Rodrigues, por tentativa de obstruir as investigações da Operação Lava Jato. Foi ele quem homologou a delação premiada de Delcídio do Amaral.

Resta-nos aguardar as investigações e torcer para que nada de criminoso tenha acontecido neste caso.

 

 -

 

Indicação

O presidente ilegítimo Michel Temer (PMDB) disse ontem que irá indicar imediatamente um nome para substituir Teori Zavascki no STF. “Será um nome alinhado às tradiÇões jurídicas do país”, informou o ministro Moreira Franco. Ontem mesmo muita gente em Brasília se manifestou em favor da indicação do juiz federal de 1ª instância Sérgio Moro.

 

Cadastramento

A Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania de Aracaju (Semasc) realizou ontem, 19, o cadastramento das 468 famílias que ocupam o empreendimento Vida Nova, no bairro Santa Maria. Os dados coletados serão utilizados inicialmente para o cruzamento de informações com o cadastro de habitação realizado pela gestão anterior e também para que as famílias sejam acompanhadas e encaminhadas aos Centros de Referência da Assistência Social das suas comunidades de origem.

 

Protesto

O Sindicato dos Bancários vai fazer barulho hoje, 20, às 8h da manhã, na porta da agência do Banco do Nordeste (BNB) em Itabaiana. Os bancários irão protestar contra o fechamento de 19 agências em todo o Nordeste. Em Sergipe, a proposta é fechar uma das duas agências do BNB na cidade de Itabaiana, a localizada na Avenida Luis Magalhães. “Todos os dias, notícias macabras contra os bancos públicos. Agora, as medidas de reestruturação chegaram ao Banco do Nordeste do Brasil”, disse a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira.

 

Pirambu-Pacatuba

As obras da Rodovia Pirambu-Pacatuba foram retomadas no fim do mês passado e estão a todo vapor, segundo o governador Jackson Barreto. A interligação da SE-100 Norte, em Pirambu, a SE-429 em Pacatuba, beirando o litoral, promete levar desenvolvimento à região e contribuir para a geração de emprego e renda, além da elevação do Índice de Desenvolvimento Humano do Baixo São Francisco, que é uma das principais prioridades do Governo do Estado. São investimentos de quase R$ 38 milhões com recursos do Proinveste.

 

Duas velas

Esta semana, o deputado federal Valadares Filho recepcionou os dois candidatos à presidência da Câmara Federal, os deputados Rodrigo Maia (DEM/RJ) e Jovair Arantes (PTB/GO), que estiveram em Aracaju para angariar votos. Ontem, nas rodas de conversa sobre política, muitos queriam saber: Valadares Filho prometeu voto aos dois? Em quem VF vai votar para presidente da Câmara? 

 

Apoio do líder

O candidato à Presidência da Câmara dos Deputados, Jovair Arantes (PTB-GO), circulou em Aracaju ao lado dos deputados da bancada sergipana, Adelson Barreto (PTB), André Moura (PSC), que é líder do governo na Câmara, e Valadares Filho (PSB). Estavam com o candidato também os deputados Valtenir Pereira (MT), Wilson Filho (PB) e Alfredo Kaefer (PR). A eleição em Brasília está marcada para o dia 2 de fevereiro. O principal oponente de Jovair é o atual presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (DEM/RJ), que também esteve em Aracaju na quarta-feira.

 

Regimento interno

Em Aracaju, o candidato Jovair ressaltou a necessidade de mudar o Regimento Interno da Câmara Federal. “Vamos imediatamente fazer uma renovação do Regimento Interno da Casa, que está arcaico; foi um regimento para cinco partidos políticos e hoje nós temos mais de 28 partidos na Câmara. Temos que dar transparência e mudar o horário de funcionamento. O cidadão que está em casa, tem que saber o dia que vai votar uma lei e o que essa lei diz respeito a ele. E ele quer assistir, então tem que saber o dia e a hora que vai ter a votação, com clareza. Precisamos acabar com essas votações noturnas, que isso a sociedade não aceita, nós não aceitamos, os deputados não querem isso”, alerta.

 

Visitas

Ontem os vereadores de Aracaju Isac de Oliveira Silveira (PCdoB) e Kitty Lima (Rede) visitaram a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em busca de informações da funcionalidade e demandas do órgão, para lhes subsidiarem nas suas ações dentro do parlamento municipal. Em conversa com o secretário César Viana, a vereadora Kitty Lima discutiu sobre a questão dos maus tratos contra os animais, que de acordo com ela, é uma causa nova na Câmara e que necessita de mais visibilidade do poder público.

 

Causa animal

Outra questão discutida na visita de Kitty foi a situação do Castramóvel, um veículo equipado para realizar cirurgias gratuitas de castração para cães e gatos. Ainda de acordo com ela, em breve haverá uma reunião com os órgãos competentes (Secretaria Municipal da Saúde e Centro de Zoonoses) para definir a situação do veículo.

 

Outros temas

Já na visita do vereador Isac foram discutidas duas problemáticas da capital, a poluição sonora e os canais de esgoto. “Discutimos sobre o alcance da secretaria em relação às questões sonoras voltadas a estabelecimentos comerciais. Além disso, conversamos também sobre como podemos envolver a Sema no sentido de melhorar e amenizar os efeitos dos canais de esgoto em relação à vida das pessoas. Pensar em uma nova forma de reestruturação destes canais”, disse o vereador.

São Cristóvão

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana (PMDB), se reuniu com representantes dos conjuntos Luiz Alves I e II. Eles discutiram a possível regularização da documentação de 143 famílias que residem nos dois locais. De acordo com o prefeito, o encontro já faz parte do Programa de Governo do Município para a Regularização Fundiária de diversas famílias de São Cristóvão. "Precisamos regularizar vários imóveis em nossa cidade. Algumas pessoas têm a posse, mas não possuem o título de suas propriedades. Neste momento, vamos contar com o empenho dos nossos servidores para agilizar a realização dessa documentação das 143 famílias dos conjuntos Luiz Alves I e II", disse.

 

 Curso

A CUT-SE realizará nos dias 3 e 4 de fevereiro um curso de formação política aberto a dirigentes sindicais cutistas. O palestrante será Rodrigo César de Araujo, historiador graduado pela Universidade Federal de São Paulo e conselheiro da Escola Nacional de Formação do PT. Acontecerá no auditório da CUT, no bairro Cirurgia, em Aracaju.

 

FRASE

 

“As pessoas viajam para admirar a altura das montanhas, as imensas ondas dos mares, o longo percurso dos rios, o vasto domínio do oceano, o movimento circular das estrelas, e no entanto elas passam por si mesmas sem se admirarem”

 

Santo Agostinho