Prévias carnavalescas animam a cidade

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 21/01/2017 às 22:04:00

O ‘País do Forró’ começa a abrir espaço para as festividades do momo. Na noite da última sexta-feira, 20, foi aberta oficialmente a temporada de eventos carnavalescos no Estado de Sergipe. Até o dia 01 de março Aracaju será palco de diversas agremiações que buscam reviver os grandes carnavais de ruas, apoteóticos e que já fizeram história em décadas anteriores. Entre estes blocos emblemáticos está o retorno do tradicional ‘Tubarão da Praia’ - organizado pelo Cotinguiba Esporte Club, e que não desfilava pelas ruas do bairro São José há mais de 20 anos. A Polícia Militar e Guarda Municipal de Aracaju já começam a atuar nesses eventos a fim de manter a tranquilidade dos eventos.

Durante este final de semana a capital sergipana está recebendo a segunda edição do Fest Verão Sergipe que apresenta um público diário de aproximadamente 20 mil foliões dos mais diversos estados do nordeste. Em apenas um hotel situado nas proximidades do farol da Orla de Atalaia, três ônibus contendo fãs da cantora Anitta desembarcaram na manhã de ontem. Todos oriundos da cidade de Maceió, capital de Alagoas. O evento termina hoje com apresentação das bandas: Natiruts, Cartel de Bali, Azzuis, Vibrações, além dos cantores Nando Reis e Saulo. O Fest Verão foi lançado com a proposta de minimizar a lacuna deixada pelo Pré-Caju que foi encerrado em 2014, depois de 23 anos.

O empresário Fabiano Oliveira considera o evento como uma oportunidade de aquecer a economia local e gerar momentos de lazer entre os fãs de cada banda. Com o apoio dos órgãos de segurança e fiscalização, o evento tem sido realizado pelas empresas Augustu’s e Com Amor Produções. “Só em observar hotéis e pousadas cheios de turistas, e ambulantes trabalhando para aumentar a renda familiar já mostra o quanto este evento proporciona boas oportunidades para a economia. Nos preocupamos também com o direito do consumidor e por isso debatemos o assunto com o Ministério Público. Esse é o segundo ano da festa e a tendência é que permaneça”, disse.

Também no dia 11 de fevereiro o Bloco Caranguejo Elétrico volta a animar os foliões sergipanos depois de dois anos suspenso. Em grande estilo, e agora em parceria com o Iate Clube de Aracaju, o bloco disponibilizará aos foliões dois momentos; o primeiro às 16h com um arrastão nas ruas do bairro 13 de Julho com animação da cantora sergipana Karla Isabella, e em seguida, já dentro do Iate, show com a Banda Patusco, de Olinda/PE. O ‘casco’ está sendo vendido no Bar do Bel, que fica localizado em anexo ao Iate. Apenas foliões com a camisa terão acesso ao evento interno previsto para ocorrer a partir das 18h.

O bairro São José também se prepara para receber a 12ª edição do Carnaval do Carro Quebrado. Organizado por moradores da Avenida Edézio Vieira de Melo, e com apoio de empresas e administrações públicas, o evento tem agregado centenas de famílias que buscam curtir o grito do carnaval de forma harmoniosa e pacífica. As datas e atrações ainda não foram divulgadas pela coordenação do evento, porém, como ocorre ao longo das últimas 11 edições, a festa geralmente ocorre no final de semana que inicia oficialmente os festejos no Brasil. No ano passado a Polícia Militar estimou uma presença diária de aproximadamente cinco mil foliões.

Por enfrentar dificuldades financeiras e problemas administrativos o Bloco Rasgadinho, que nos últimos anos ficou famoso diante da vasta programação, inclusive, com o anúncio dezenas de artistas nacionais, este ano será mais 'tímido', foi o que garantiu a direção do evento ao Jornal do Dia. Entre os impasses enfrentados está a falta de permissão do uso do solo para montagem de palcos, como também o não investimento de verbas direcionados a cultura e turismo. Sem dinheiro e abertura junto à Prefeitura de Aracaju e ao Governo do Estado, a programação será exclusivamente formada por artistas sergipanos. (Milton Alves Júnior)