Sisu abre inscrições para universidades públicas

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 24/01/2017 às 00:03:00

O Sistema de Seleção Unificada abre hoje o processo de inscrição para os candidatado que obtiveram pontuação positiva no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016). A nota divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) será utilizada como única chave inclusiva ao ensino superior ofertado por todas as universidades públicas do Brasil. Todas as vagas disponíveis já podem ser consultadas pelos aprovados; conforme regulamento do maior concurso público universitário da América do Sul, as inscrições seguem até a próxima sexta-feira, 27. Aqueles que não respeitarem o prazo perdem a vaga e concedem a oportunidade para candidatos suplentes.

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) dispõe de 5.440 novas vagas as quais se dividem em 105 cursos distribuídos por cinco campi – sendo eles nos municípios de São Cristóvão, Aracaju, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto. Deste total de vagas, 2.614 são para ampla concorrência, 2.721 vagas são disponibilizadas dentro do sistema de cotas, conforme a Lei Federal nº 12.711/2012, ficando as 105 vagas restantes para portadores de necessidades especiais. A fim de concluir a passagem dos respectivos alunos pelo ensino escolar, colégios particulares e públicos estão alertando os aprovados a se dirigir a central de matrícula e não perderem o direito ao acesso universitário.

Utilizando plataformas tecnológicas como forma de alertar os estudantes para o período de inscrição, o pedagogo William Mangueira, professor de escola pública e cursos pré-universitários, garantiu que desde o anúncio das notas feita na quarta-feira da semana passada os locais onde trabalha catalogaram os aprovados e estão ligando e mandando mensagens a fim de conceder o apoio final ao processo estudantil. De acordo com o docente, essa medida tem surtido efeito positivo nos anos anteriores e por este motivo segue dentro do calendário administrativo das instituições de ensino.