Mais uma unidade de saúde é arrombada: três em uma semana

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 04/02/2017 às 00:57:00

A Unidade de Saúde da Família (USF) Ávila Nabuco, localizada no conjunto Médici, foi arrombada na madrugada desta sexta-feira (03). Esta é a terceira unidade que é alvo da ação de criminosos somente esta semana. A primeira foi a USF Onésimo Pinto, no Jardim Centenário, invadida na segunda-feira. No dia seguinte, o furto ocorreu na USF Joaldo Barbosa, que fica no bairro América.

De acordo com apoiadora da região, Zaíra Monteiro, os criminosos entraram na USF Ávila Nabuco depois de arrombar um portão lateral e quebrar a janela da sala de curativos. “A invasão foi percebida pelas funcionárias que chegaram pela manhã para abrir a Unidade de Saúde. Os criminosos circularam por toda a USF  e fugiram levando um bebedouro, dois ventiladores novos, um botijão de gás e  aproximadamente 400 comprimidos de amoxicilina. Eles também deixaram a geladeira das vacinas aberta, o que comprometeu todo o estoque”.

Ainda pela manhã a gerente da Unidade, Ana Catherinne Rocha, foi até a delegacia registrar a ocorrência. “Esses arrombamentos precisam ser investigados porque eles trazem muitos prejuízos para a população que é usuária do SUS. Os autores desses crimes não podem ficar impunes”.

No início da semana o secretário da Saúde, André Sotero, declarou que já estuda uma série de medidas para tentar coibir as invasões nas USF´s. “Já participei de uma reunião com  secretário de Segurança Pública, João Batista, e solicitei o reforço das rondas. No meu entendimento nós precisamos realizar um trabalho conjunto com a Polícia e com a Guarda para tentar reverter essa situação. Além disso, estudamos a viabilidade de fazer algumas reformas nas Unidades e instalar câmeras de segurança, mas tudo isso depende de verba”, ressaltou.

 

Plano de segurança – No dia anterior,  prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, recebeu em seu gabinete o diretor-geral da Guarda Municipal, Fernando Mendonça. No encontro, o gestor municipal solicitou a elaboração de um plano de segurança para as escolas municipais e unidades básicas de saúde. O secretário de Governo, Carlos Cauê, também participou da audiência.

"Estamos preocupados com os constantes episódios envolvendo assaltos e arrombamentos de postos de saúde, por isso já solicitamos ao comandante da Guarda Municipal a elaboração de um plano para combater esta situação", explicou o prefeito.