Prefeitura realiza mutirão voltado para a saúde da mulher

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 08/02/2017 às 08:00:00

Na semana em que se comemorou o Dia Nacional da Mamografia, a Secretaria Municipal de Saúde de Salgado promoveu um mutirão para a "Campanha de detecção precoce do câncer do colo do útero". A ação ocorreu na Clínica da Família, situada no bairro Estação.

Os profissionais da Unidade Básica de Saúdee do Programa Saúde da Família (PSF) realizaram o atendimento de 120 exames citológicos, todos laudados. Em seguida, houve a avaliação dos exames e entrega de medicamentos.

O mutirão tem como objetivo sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero, além de, se for o caso, identificar precocemente a doença para facilitar assim o seu tratamento.

"É muito bom saber que em nossa cidade existe uma ação como essa, pois incentiva a comunidade a cuidar mais da saúde" , afirma a moradora Luzineide dos Santos.

Ainda segundo, Luzineide o mutirão possibilita conforto e comodidade para a população. "Antes da administração, eu precisava me deslocar para as cidades de Aracaju e Lagarto para poder ser beneficiada com esses serviços, o que gerava um desconforto e gasto muito grande. Agora, não preciso mais me preocupar, pois tenho esses benefícios dentro do meu município " , enfatiza.

A secretária municipal de Saúde, Sônia Maria , ressaltou a importância da campanha para reforçar a conscientização das pessoas contra a doença. “A comunidade precisa entender que a prevenção é o melhor caminho. Para isso, é preciso se cuidar mais e continuar participando das ações promovidas para a população”, ressalta.