Tribunal orienta prefeito sobre consórcio envolvendo 13 municípios sergipanos

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 11/02/2017 às 00:08:00

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Clóvis Barbosa de Melo, recebeu em seu gabinete nesta sexta-feira, 10, o prefeito de Amparo do São Francisco, Franklin Freire. A visita teve o objetivo de discutir o recém-criado Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco (Convales).

O prefeito pediu orientações ao conselheiro-presidente a respeito da melhor forma de conduzir o projeto e trazê-lo para a realidade dos municípios com transparência e dentro da lei dos consórcios. A ideia é iniciar o consórcio na Saúde e, depois, estender por outras áreas.

Porto da Folha, Itabi, Gararu, Canhoba, Telha, Propriá, Cedro de São João, Malhada dos Bois, Japoatã, Neópolis, Ilha das Flores, Tomar do Geru e Cumbe já fazem parte do Convales e outros municípios demonstram interesse em participar.

Para o prefeito de Amparo, essa foi a solução encontrada para lidar com a pequena dimensão do município, que influenciava negativamente na negociação de valores de medicamentos.

“A base do consórcio é a compra compartilhada para aumentar o poder de barganha nas negociações entre as empresas e os pequenos municípios. Amparo gasta hoje apenas 1/3 do que já gastou no passado pelos mesmos medicamentos. Este consórcio traz mais eficiência e economia, assim podemos investir mais em outras áreas. O TCE auxilia na parte legal, com a Lei dos Consórcios e a transparência. Nos orienta para formalizarmos, sendo o primeiro consórcio a ter atividade em Sergipe”, explicou Franklin.