Presidente do IBGE atende prefeitos sergipanos a pedido do líder André

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 16/02/2017 às 00:20:00

Os municípios brasileiros têm sofrido com a perda de arrecadação devido à falta de atualização do censo demográfico. Um caminho para a recuperação destas divisas é a revisão populacional de competência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Preocupado com esta realidade nas cidades sergipanas, o líder do governo na Câmara dos Deputados, André Moura (PSC/SE), convidou, nesta quarta-feira (15), o presidente do IBGE, Paulo Rabelo de Castro, para atender as prefeitas Cândida Leite (Riachuelo), Gerana (Riachão do Dantas) e vice Gustinho, além do secretário municipal de Turismo de Canindé do São Francisco, Kaká.

O objetivo das administradoras foi solicitar do IBGE a revisão do cálculo populacional dos municípios com vista à mudança de faixa do Fundo de Participação do Município (FPM), visando o aumento de receita.

A prefeita Cândida disse que tem sentido que a arrecadação do município está defasada, já que a população tem crescido substancialmente, dificultando a distribuição necessária da renda per capita dos seus munícipes. Outro exemplo foi dado pela prefeita Gerana. Segundo ela, sua cidade faz limite com outros municípios, sendo que a população é contabilizada para a administração vizinha, porém os serviços básicos [Educação e Saúde] são utilizados em Riachão.