SMTT mantém faixas azuis para ônibus

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 17/02/2017 às 05:45:00

Milton Alves Júnior

 

Agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju estão intensificando as fiscalizações em toda a extensão das faixas azuis, exclusivas para ônibus do transporte público municipal, táxis com passageiros e viaturas oficiais da Segurança Pública e serviços de saúde. Em funcionamento desde o mês de agosto do ano passado, os corredores, a princípio, foram criados pelo ex-prefeito João Alves Filho como primeiro passo para instalação do BRT - o qual não foi implantado. Com aprovação de até 90% dos passageiros, a Prefeitura de Aracaju, sob o comando de Edvaldo Nogueira, pretende manter os corredores como forma de qualificar a mobilidade urbana.

Para isso, o órgão municipal de fiscalização garantiu na tarde de ontem que os fiscais da SMTT seguem punindo com multas e apreensão de veículos todos aqueles motoristas que seguem desrespeitando a exclusividade das áreas delinearas. Conforme ressaltado pela gestão da capital sergipana, todos os veículos não incluídos na lista de exceção apenas podem transitar nas faixas entre as 20h até as 6h; a permissão ocorre também entre os dias de sábado, domingo, e feriados. A SMTT informa ainda que os radares não estão multando aqueles que desrespeitam o uso exclusivo.

"Por um período a SMTT realizará ações publicitárias e educacionais mostrando aos motoristas e motociclistas que essas vias azuis são exclusivas para ônibus do transporte público da Grande Aracaju; agora, não existe mais diálogo, todos sabem que essas vias não estão disponíveis a todos no período de seis horas da manhã até às oito horas da noite. Acima de tudo é necessário respeitar as leis de trânsito para evitar possíveis multas", destacou o assessor de comunicação Nivaldo Cândido. A multa está orçada no valor de R$ 191,54; o condutor que promove a infração ainda contabiliza sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).