Edvaldo cria Núcleo Integrado da Defesa Civil com participação de várias secretarias

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 22/02/2017 às 00:28:00

O prefeito Edvaldo Nogueira instituiu, nesta terça-feira (21), o Núcleo da Defesa Civil de Aracaju, cujo objetivo será o de atuar na prevenção, gerenciamento e redução de danos de crises na cidade, sobretudo aqueles provocados por chuvas ou por outros fenômenos da natureza. O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Gilfran Mateus, será o responsável pelo grupo que contará com a participação de diversas secretarias, como Saúde, Assistência Social e Educação, além das empresas de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e urbanização (Emurb), Guarda Municipal e Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT).

A primeira reunião do núcleo ocorreu nesta terça, no gabinete do prefeito, quando as diretrizes do trabalho foram apresentadas aos dirigentes municipais. Caberá a cada secretaria designar pessoas que atuarão em conjunto com a Defesa Civil. Participaram da primeira reunião do núcleo a vice-prefeita Eliane Aquino, que também é secretária da Assistência Social; o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Mateus; o secretário de Governo, Carlos Cauê; o presidente da Emsurb, Mendonça Prado; o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari; o superintendente de Transporte e Trânsito, Aristóteles Fernandes, e o diretor-geral da Guarda Municipal, Fernando Mendonça.

“O trabalho da Defesa Civil é fundamental, mas para ser efetivo, é preciso que funcione de maneira horizontalizada, atuando nas secretarias. O objetivo é que alcancemos aquilo que ocorreu na nossa gestão passada, quando extinguimos a Secretaria de Articulação Política e criamos a Defesa Civil Municipal e o núcleo de gerenciamento de crises. A Defesa Civil é muito importante para qualquer cidade, notadamente Aracaju que possui problemas crônicos que exigem ação da prefeitura, sobretudo neste período de chuva, que já se iniciou neste ano, principalmente os alagamentos”, explicou o prefeito.