Justiça determina que a Caixa não exija o trabalho aos sábados

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 24/02/2017 às 00:02:00

A 8ª Vara do Trabalho de Aracaju determinou que a Caixa Econômica Federal “se abstenha de exigir” de seus empregados bancários o trabalho nos dias de sábados. A abertura de agências da Caixa foi anunciada, no dia 18.02, com o intuito de operacionalizar a movimentação das contas inativas do FGTS. De acordo com a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira, o funcionamento de bancos aos sábados fere frontalmente a Convenção Coletiva de Trabalho - Aditivo a CCT 2016/2018, norma que rege a relação entre bancários e o Sistema Financeiro. 

A decisão da Justiça atende a ação civil pública ajuizada pelo Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE). No caso de desobediência por parte do banco, a multa foi estipulada em R$ 10mil.

“Em todo o país, estamos reagindo à decisão da Caixa que obriga aos empregados trabalhar aos sábados, em decorrência da política de saques das contas inativas do FGTS. Essa medida vem ao lado do pacote de reestruturação que objetiva, além do desmonte do banco público, a precarização do trabalho. Com planos de aposentadorias e demissões voluntárias, o banco está acentuando a sobrecarga de trabalho”, afirma a diretora do SEEB/SE Rosi Santos