Fugitivo do Copemcan é recapturado em São Cristóvão

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 04/03/2017 às 00:52:00

Gabriel Damásio

 

A Polícia Militar recapturou, na manhã de ontem, um dos 17 presos que fugiram do Complexo Penitenciário Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão (Grande Aracaju), durante o domingo de Carnaval. Danilo Jorge de Lima Nascimento, 19 anos, foi encontrado no povoado Arame, zona rural de São Cristóvão, e estava escondido na casa de familiares. A ação de busca foi realizada por equipes do Grupo de Ações Táticas do Interior (Gati), que investigaram uma denúncia anônima e cercaram a residência pelas vias de acesso ao povoado. Nascimento, que responde a processo por tentativa de homicídio e tinha uma tintura amarela no cabelo, não reagiu à abordagem dos policiais.

De acordo com o major George Melo, comandante do Gati, a informação inicial da denúncia apontava para a presença de um foragido do Copemcan no povoado. Isso chegou a confundir os policiais, que imaginavam se tratar de Danilo Santos da Conceição, detento que fugiu do mesmo presídio em 23 de dezembro e chegou a ser preso na noite desta terça-feira, pelo próprio Gati, durante um show do bloco Rasgadinho, mas fugiu horas depois da carceragem da Delegacia Plantonista Norte, no Santos Dumont. “Ele tentou negar que era ele, por conta do cabelo pintado, mas o pessoal confrontou-o com fotos que foram divulgadas pelo sistema prisional e confirmou que era ele”, relatou.

Ao ser detido, Danilo do Nascimento admitiu que escapou da penitenciária com os outros presos, usando uma corda de lençóis, conhecida como ‘tereza’ e escalando as muralhas da unidade. No entanto, não deu outros detalhes sobre as circunstâncias da fuga, mas disse aos policiais que estava “curtindo o carnaval” no povoado. Ele foi levado à sede do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), interrogado e recolhido à carceragem, onde aguarda transferência para um presídio.

Dos detentos que fugiram do Copemcan no Carnaval, outros três já foram recapturados, sendo dois ainda nas imediações do presídio. Danilo da Conceição, por sua vez, permanecia foragido até o fechamento desta edição. Seu escape da Plantonista Norte está sendo investigado pela Corregedoria da Polícia Civil, que instaurou inquérito e está ouvindo os depoimentos dos policiais que estavam de plantão na madrugada da Quarta-Feira de Cinzas.