Marginais roubam equipamentos de creche e PMA adia reinício das aulas

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 07/03/2017 às 00:11:00

Mais de 300 crianças matriculadas na Escola Municipal de Educação Infantil Fernando Guedes foram obrigadas a estender o período de férias. Previsto para a manhã de ontem, o reinício das atividades necessitou ser adiado pela Prefeitura de Aracaju após a instituição de ensino ter sido invadida durante a madrugada por marginais que subtraíram patrimônios como: máquina de lavar, computadores, um aparelho de DVD, uma televisão e um botijão de gás. Na tentativa de identificar os suspeitos pela ação criminosa, e resgatar o material roubado, agentes da Guarda Municipal e a Polícia Civil já começaram a ouvir funcionários da unidade, bem como moradores da região que possam ter testemunhado a chegada ou evasão dos meliantes.

Conforme esclarecimento feito pela direção da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a ocorrência foi identificada no início da manhã de ontem, por volta das 5h50, quando servidores chegaram ao local para preparar o primeiro dia letivo deste ano. A suspeita é que o grupo tenha utilizado um caminhão para promover o transporte de todo o material roubado. Com esta informação, a perspectiva é que a própria comunidade possa colaborar com o trabalho das equipes de investigação apresentando imagens de câmeras de segurança patrimonial instaladas em residências ou pontos comerciais que ficam localizados no Bairro América, onde a escola fica situada. A Semed pede o apoio dos moradores para prender o grupo e evitar possíveis novas ações.

Segundo a secretária municipal de educação Maria Cecília Leite, até a tarde de ontem profissionais da Semed ainda realizavam vistorias no prédio com o propósito de identificar as possíveis rotas utilizadas pelos invasores, como também outros pertences públicos que possivelmente tenham sidos levados pelo bando. Diante da vulnerabilidade do espaço e medo dos servidores, as aulas seguem suspensas até segunda ordem. A Prefeitura de Aracaju não quis apresentar possível data para o início oficial do período letivo. Hoje coordenadores educacionais pretendem debater o assunto e divulgar a data ainda esta semana. A divulgação deve ser feita primeiramente através da página da PMA.

“Não temos uma data certa ainda, mas o que podemos garantir é que estamos trabalhando para resolver essa situação e colaborar com o trabalho dos investigadores tanto da Guarda Municipal, quanto da Secretaria de Estado da Segurança Pública através da Polícia Civil. Todas as outras escolas da rede reiniciaram as atividades conforme previsto para a manhã desta segunda-feira, 06. Infelizmente houve esse fato lamentável na Fernando Guedes, mas vamos resolvê-lo e garantir a educação para os estudantes matriculados”, afirmou a secretária. Os alunos inscritos na instituição possuem entre cinco meses e três anos de vida. Qualquer denuncia deve ser apresentada junto ao Disk Denúncia 181. O anonimato do denunciante é garantido pela SSP/SE.