João Daniel entrega moção de agricultores do Alto Sertão pedindo ações emergenciais

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 08/03/2017 às 00:20:00

O deputado federal João Daniel (PT/SE) entregou ontem ao vice-governador, Belivaldo Chagas, a moção aprovada por lideranças dos pequenos agricultores de vários movimentos sociais do Alto Sertão, durante seminário que aconteceu na última sexta-feira, no município de Gararu. No encontro, realizado para tratar sobre as dívidas de crédito rural, os agricultores relataram as dificuldades que vêm enfrentando com o longo período de seca e as consequências que têm vivenciado, como a falta de água e ração para o rebanho.

Diante da representatividade dos presentes, os agricultores elaboraram o documento para ser entregue ao governador Jackson Barreto. Na moção, os produtores apelam ao governador para que tome uma posição mais enérgica, em caráter emergencial, no sentido de socorrer os agricultores do Alto Sertão sergipano, diante dos impactos da seca que assola a região.

“Entregamos o documento ao vice-governador, detalhamos para ele a situação relatada pelos agricultores da região e a decisão dos participantes do seminário em formalizar um documento, transformado em uma moção de apelo ao governador Jackson Barreto por medidas emergenciais, já que ele é a nossa maior liderança no Estado”, relatou o deputado João Daniel, que convidou para participar da entrega o deputado estadual, líder do governo na Assembleia, Francisco Gualberto (PT).

Na moção, os agricultores apelam ao governador para que possa viabilizar a liberação de um crédito subsidiado e efetivo para eles, através do Banco do Estado de Sergipe (Banese), para amenizar os estragos já causados pela estiagem. Relatórios das secretarias estaduais atestam que o Território do Alto Sertão perdeu quase 100% da produção de milho e feijão e a produção de leite, que é a maior do Estado, sofreu uma redução de cerca de 40%. Até mesmo a palma, utilizada para o consumo animal, está morrendo.

“A sua trajetória, a sua coerência e capacidade de liderança o credencia para mobilizartoda a sua base de apoio e outras forças políticas no sentido de aprovar, em caráter extraordinário, medidas como este crédito de custeio para aliviar o sofrimento do nosso povo sertanejo. Governador, convoque a direção do Banese e a sua base de apoio na Assembleia Legislativa; desloque em caráter excepcional o seu gabinete e as suas secretarias para o Sertão. Neste momento crucial o seu governo não será avaliado pelas obras estruturantes que não foram realizadas em governos anteriores, mas pela sua capacidade de fazer algo em torno da questão emergencial que se impõe”, diz a moção entregue pelo deputado João Daniel.

“Acreditamos que o governador Jackson Barreto, pelo seu capital político e capacidade de articulação, junto com toda sua equipe, terá sensibilidade para encaminhar essas questões solicitadas pelos agricultores e agricultoras do Alto Sertão do Estado, nesse momento tão crítico”, acrescentou o deputado João Daniel.