CBF divulga tabela da Série D com 68 clubes

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 10/03/2017 às 00:41:00

Sergipe e Itabaiana estreiam no dia 21 de maio. Itabaiana em casa e Sergipe em Jacobina

 

Givaldo Batista

givaldobs@yahoo.com.br

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgou nesta quinta-feira 9, a tabela básica do Campeonato Brasileiro da Série D. Sergipe e Itabaiana são os representantes sergipanos na competição e estreiam no dia 25 de maio. O Sergipe está no grupo A9, ao lado de Jacobina, Murici e América-RN, enquanto o Itabaiana no Grupo A8 vai enfrentar as equipes do Fluminense-BA, Campinense e Serra Talhada.

O Sergipe estreia fora de casa, enfrentando o Jacobina na cidade baiana, enquanto o Itabaiana estreia em casa, no estádio Etelvino Mendonça contra o Fluminense de feira de Santana.  

Disputado - O Campeonato Brasileiro Série D 2017 ainda não começou, mas promete ser o mais disputado desde o surgimento da quarta divisão do futebol nacional, em 2009. Pela primeira vez, a tabela da competição é divulgada com todos os seus participantes já definidos. Ao todo, são 68 clubes na disputa, com representantes dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. A Primeira Fase do campeonato começa no dia 21 de maio.

– A definição antecipada dos clubes foi possível a partir da resolução da CBF de que os clubes garantiriam vaga para a Série D com base na colocação obtida nos campeonatos estaduais do ano anterior. Dessa forma, os clubes conseguem se planejar melhor para a disputa, com garantia de calendário no decorrer do segundo semestre, comenta Manoel Flores, diretor de Competições da CBF. 

Até 2016, os classificados eram conhecidos após a conclusão dos campeonatos estaduais, disputados na mesma temporada. A partir de agora, os clubes envolvidos com a disputa da Série D passam a contar com calendário de competições para os dois semestres, como já acontece com participantes das séries A, B e C. São nove meses em que as equipes estarão envolvidas em pelo menos dois campeonatos, de acordo com o Calendário do Futebol Brasileiro: Campeonato Estadual, entre os meses de janeiro e maio e o Campeonato Brasileiro Série D, de maio a setembro. 

Mais clubes, mais emoção - A Série D foi ampliada com a inclusão de mais 28 clubes no ano passado, passando de 40 para 68 participantes.  A CBF apoia todas os clubes, arcando com os custos de taxa de arbitragem, passagem aérea, alimentação e hospedagem das delegações.

– A entidade realiza grande investimento na melhoria de estrutura para os clubes que disputam a quarta divisão do futebol nacional, bem como se empenha para evolução nas questões técnicas da competição. O objetivo da CBF é fomentar o esporte em todo país, contribuindo principalmente com os clubes que possuem menor visibilidade e capacidade financeira, pois os mesmos são potenciais formadores de futuros craques para o futebol brasileiro, afirmou André Pitta, diretor de Desenvolvimento e Projetos da CBF.  

Modelo de disputa - A quantidade de vagas por estado foi definida por meio de critérios técnicos, de acordo com o Ranking Nacional de Federações (RNF) 2017: quatro vagas para a federação melhor colocada, três vagas para as federações que ocupam entre a segunda e a nona posição e duas vagas para as demais; completam a lista os quatro clubes rebaixados na Série C em 2016. 

O sistema de disputa da Série D consiste em 17 grupos de quatro clubes cada. Avançam para a Segunda Fase os primeiros de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados, em soma de 32 clubes. A partir desta etapa, a competição é disputada em sistema de mata-mata, com mais cinco fases até a definição do título.

Jogos dos sergipanos:

21.05 – Jacobina x Sergipe - Itabaiana x Fluminense – BA

28.05 – Sergipe x América –RN - Campinense x Itabaiana

04.06 – Murici x Sergipe – Itabaiana x Serra Talhada

11.06 – Sergipe x Murici – Serra Talhada x Itabaiana

18.06 – América-RN x Sergipe – Itabaiana x Campinense

25.06 – Fluminense – BA x Itabaiana – Sergipe x Jacobina