Saúde distribuirá repelentes para grávidas acompanhadas pelo SUS

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 24/03/2017 às 01:03:00

Pensando em proteger as mulheres que estão grávidas das doenças que são transmitidas pelo Aedes aegypti, que são o zika vírus, a dengue e a febre chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começará a distribuir repelentes no início do mês de abril para as gestantes que são acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria recebeu esta semana um lote de repelentes que foi enviado pelo Ministério da Saúde (MS) e também já há uma compra em andamento para mais produtos.

"Recebemos um lote do Ministério e a determinação do órgão federal é para os repelentes serem distribuídos as gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família, mas, aqui em Aracaju, como a Secretaria de Saúde já tem uma compra em andamento de repelentes, faremos a distribuição para todas as gestantes que são acompanhadas pelo SUS, porque entendemos a importância dessa medida protetiva", disse Cristiani Ludmila Borges, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, da SMS.

Ainda de acordo com ela, a distribuição começará a ser feita no início do mês de abril nas farmácias das Unidades de Saúde da Família (USFs). No entanto, é importante frisar que, as gestantes que são acompanhadas pelo SUS, precisam procurar a sua unidade básica de saúde para colocar o nome em uma lista, e, em seguida, receber o repelente.

"O fluxo dessa distribuição será o seguinte: os repelentes estarão disponíveis nas farmácias das unidades básicas, mas, primeiramente, as gestantes que são acompanhadas pelo SUS devem procurar a sua unidade para colocar o nome em uma lista. E quem está grávida e ainda não faz o pré-natal na nossa rede, procure uma unidade para poder se cadastrar, ser acompanhada e também receber o repelente. Por isso, as gestantes devem ir à unidade de saúde o mais rápido possível porque precisamos dessas listagens", explica.