Navios da Marinha do Brasil receberão visitantes na Ponte do Imperador

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 25/03/2017 às 02:50:00

Nos dias 25 e 26 de março, das 14h às 17h, estarão atracados na Ponte do Imperador e abertos a visitação pública os Navios Varredores Atalaia (M17), Araçatuba (M-18) e Albardão (M20), pertencentes à Força de Minagem e Varredura da Marinha do Brasil.Cada navio, que compõe o Grupo-Tarefa 222.1, comandado pelo Capitão de Fragata Marcio Gonçalves Martins Assumpção Taveira, comandante da Força, desloca 253toneladas, medindo 47,2 metros de comprimento e atinge velocidades de até 22 nós(aproximadamente 41Km/h). Construído inteiramente em madeira e metal amagnético, demodo a não atuar minas (explosivos submarinos) de influência magnética. Sua atividade principal é realizar a varredura de minas de contato e de influência, utilizando equipamentos capazes de detoná-las a uma distância segura ou neutralizá-las.

Componente Operativo da Marinha do Brasil, a Força de Minagem e Varredura é responsável pelo planejamento de minagens defensivas e, também, pelo planejamento e execução das Operações de Contra Medidas de Minagem, destinadas a manter livre da ameaça de minas as linhas de tráfego marítimo ao longo do litoral brasileiro e as áreas marítimas adjacentes aos portos, terminais e plataformas nacionais, bem como as possíveis áreas de operações de nossas Forças Navais.

Os Navios Varredores desatracaram da Base Naval de Aratu, Salvador-Bahia, no dia23 de março, para realizar exercícios e adestramentos, com ênfase nas Contramedidas de Minagem (CMM) e no aprimoramento do nível de adestramento a bordo.

Sediada em Salvador, a Força de Minagem e Varredura é subordinada ao Comando do2º Distrito Naval e possui quatro Navios Varredores da classe “Aratu”: NV Aratu (M-15), NV Atalaia (M-17), NV Araçatuba (M-18), e NV Albardão (M-20).