FAMES promove debate sobre educação

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 29/03/2017 às 00:58:00

Na próxima sexta-feira, 31, prefeitos, secretários e agentes de Educação são os convidados especiais de mais um evento promovido pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) em parceria com a Estratégia Consultoria e a Teles Cavalcante Barreto. Sob o tema “Os Desafios da Educação”, o seminário contará com palestras do 2º secretário da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Marcelo Beltrão; do vice-presidente da União Nacional dos Conselhos de Educação (UNCME) em Sergipe, Humberto Gonzaga, e do advogado Jorge Teles.

Um dos responsáveis pela realização do seminário, Jorge Teles destaca que o objetivo do evento é orientar os gestores eleitos e reeleitos sobre como terem acesso a liberação de recursos importantes para seus municípios. “Breve será aberto o prazo para a elaboração do PAR, e quero mostrar na prática como os prefeitos podem conseguir um valor razoável do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Se o trabalho for bem feito, o prefeito terá êxito”, exemplificou. O advogado defende que, dada a situação atual dos municípios, é necessário também evitar negociações falhas do piso do Magistério com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese).

“É preciso muito cuidado para que determinada negociação não inviabilize a gestão do município. Marcelo Beltrão conseguiu aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e melhorar a qualidade da Educação sem ceder a pressões e sempre dentro da legalidade. A proposta deste evento é justamente trazer informações técnicas e privilegiadas aos prefeitos de um profissional que administrou tão bem um município e também pode falar tecnicamente. Ele trará suas experiências como gestor e como um dos maiores especialistas do Brasil em Educação”, pontuou, acrescentando que o PAR é construído a cada quatro anos e, através dele, é possível solicitar ao FNDE recursos para obras e equipamentos. “Se fizerem um trabalho bem feito, os prefeitos poderão provar que seus municípios têm demandas e o FNDE poderá financiar tudo que for solicitado: ônibus, carteiras, construção de escolas, creches e quadras, entre outros”, alerta Jorge Teles, que irá conduzir o tema “Plano de Ações Articuladas da Educação”.

Com um currículo rico nas áreas de Educação e de gestão pública, Marcelo Beltrão já foi Diretor Administrativo da Eletrobrás Alagoas, vereador e secretário de Educação de Coruripe, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), prefeito de Jequiá da Praia (AL) por dois mandatos consecutivos, presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e atualmente, além de 2º secretário da CNM, é secretário de Educação no município de Marechal Deodoro. Como prefeito de Jequiá da Praia, Beltrão conseguiu tornar a cidade uma referência de Educação no Estado de Alagoas. Em 2015, o município ficou em primeiro lugar no Estado na Avaliação Nacional da Educação, com 90% das crianças alfabetizadas. No seminário dessa sexta, Beltrão irá palestrar sobre “Legislação, Financiamento e Qualidade”.