TRE-SE prepara urnas eletrônicas de Carmópolis

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 29/03/2017 às 00:04:00

A Justiça Eleitoral de Sergipe entra na fase final de preparação da eleição suplementar de Carmópolis. Na manhã de ontem (28), as 51 urnas eletrônicas que serão utilizadas no próximo domingo (2) foram preparadas pelos técnicos do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe.

A cerimônia de geração de mídias e carga das urnas foi aberta aos representantes partidários, ministério público e demais interessados. Do total de urnas disponíveis, 41 serão utilizadas nas seções de votação e 10 unidades ficarão de contingência para o caso de haver necessidade de substituição. Os mais de treze mil eleitores do Município serão distribuídos em 7 locais de votação.

O processo de geração de mídias consiste na gravação, em cartões de memória, dos dados dos eleitores, dos candidatos - por meio da geração de tabelas que incluem o nome do candidato, partido, foto, cargo e número, seção e lista de eleitores com nome e número do título - além dos programas utilizados nas urnas, os quais foram devidamente lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O procedimento de carga das urnas eletrônicas é realizado depois da geração de mídias. A partir dos cartões de memória de carga, os programas da urna, homologados e lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral, e os dados de candidatos e eleitores (nome, número do título e informações biométricas) da seção correspondente são transferidos para as urnas eletrônicas.

Na sexta-feira (31), as urnas de Carmópolis serão encaminhadas para a 11ª Zona Eleitoral, Juízo responsável por presidir a condução do pleito. Antes de deixar o depósito, cada equipamento é conferido individualmente de modo a verificar se a urna corresponde ao colégio e à respectiva seção eleitoral.

 

Justificativa - O eleitor que deixar de votar poderá justificar a sua ausência no prazo de 60 (sessenta) dias, por meio de requerimento a ser apresentado em qualquer Zona Eleitoral. O eleitor faltoso que não se justificar na forma e nos prazos previstos estará sujeito a multa imposta pelo Juiz Eleitoral.

 

O sistema eleitoral aponta que 13.342 cidadãos estão aptos a votar no dia 2 de abril, sendo o eleitorado predominantemente formado por mulheres (52%).