Homem acusado por sete assassinatos é preso em Maruim

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 01/04/2017 às 00:42:00

Policiais civis do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prenderam na noite de anteontem, em Maruim (Vale do Cotinguiba), um acusado de praticar pelo menos sete assassinatos ligados ao tráfico de drogas na zona sul de Aracaju. Luís Thomas Santos da Conceição, o ‘Tomás’, 28 anos, foi encontrado em uma casa alugada no centro da cidade e não reagiu à prisão. Apoiados por uma equipe da Força Nacional, os agentes cumpriram um mandado de prisão preventiva expedido pela 5ª Vara Criminal de Aracaju. De acordo com o delegado Mário de Carvalho Leony, da 3ª Divisão do DHPP, os crimes aconteceram desde o ano passado nos bairros Santa Maria, 17 de Março, Ponto Novo e Farolândia.

A apuração concluiu que todas as mortes estão ligadas a uma disputa de quadrilhas pelo controle da venda de drogas nos respectivos bairros. “Esses crimes, por estarem relacionados ao tráfico, causam clamor nesses bairros. A comunidade se sente refém da ação desse traficantes, intimidada e assustada. Ele, a princípio, nega que tenha envolvimento com o tráfico, afirma ser apenas usuário de drogas. Apesar da íntima relação que ele tem com diversos traficantes. E esse envolvimento está mais do que provado nos autos. Ele se utilizava de diversos veículos, como carros e motos, e diversos comparsas, incluindo alguns deles já presos por roubo, tráfico, porte ilegal de arma...”, explicou ele.

Um dos acusados de participação nos crimes apurados é Nathanael Santos Andrade, o ‘Nathan’, que foi preso junto com Thomas e cumpria pena no regime semi-aberto por tráfico de drogas. Ele é apontado como coautor da morte de Lucas Artur Alves, assassinado em 24 de março último na Avenida Canal 5, no Augusto Franco. Com os acusados, os policiais apreenderam a motocicleta reconhecida por testemunhas como a que foi usada na fuga dos atiradores do local do crime. “Ele [Thomas] não esteve presente, mas a motocicleta que encontramos lá em Maruim é a mesma usada no homicídio do Lucas”, confirma o delegado.

Além da ligação com o tráfico, a polícia aponta que todos os crimes foram cometidos com pistolas ponto 40 e sempre com demonstrações de extrema violência. Uma das vítimas foi Aglisson da Silva Andrade, o ‘Alagoas’, 23 anos, que levou vários tiros na cabeça em plena Praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco, em 14 de julho de 2016. Testemunhas informaram na ocasião que o atirador estava de bicicleta e disparou sem dar chance de defesa à vítima. Este caso motivou a ordem de prisão cumprida contra Thomas. Outro crime atribuído a Thomas foi o duplo homicídio contra Antônio Dantas dos Santos Júnior, o ‘Chuck’ e Carlos Eduardo Mendonça Passos, o ‘Dudu’, mortos em 21 de dezembro do ano passado no Ponto Novo.

Os dois acusados foram presos e encaminhados à 4ª Delegacia Metropolitana (4ª DM). As investigações continuam para identificar outros possíveis crimes praticados pela dupla.