Prefeitura de Riachuelo promove IV Festival da Cultura

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 04/04/2017 às 00:48:00

A Prefeitura de Riachuelo, por meio das secretarias de Cultura e Assistência Social, promoveu uma série de atrações de música, palestras e dança dentro do IV Festival da Cultura. O evento, desenvolvido em parceria com os artistas da cidade, ofereceu atrações gratuitas para adultos e crianças, com o objetivo de compor uma mostra diversificada e eclética das manifestações culturais populares, em suas várias vertentes e origens.

O tradicional festival visa celebrar o Dia Municipal de Cultura, que acontece há várias décadas na cidade. A abertura do evento ocorreu no dia 30, onde o público participou da rodada de palestras com o tema “Cultura Viva: Patrimônio e Memória de Riachuelo". As palestras foram conduzidas por Anthony André de Meneses Sousa (Bacharel em Arqueologia pela UFS e membro da Academia Riachuelense de Letras, Ciências e Artes - ARLA); Eneas Gabriel Resende Moreira (Membro e Diretor de História da ARLA); e Fagner dos Santos Bomfin (mestrando em Sociologia e especialista em Didática e Educação). Também houve a exposição da ARLA e uma recepção comsolo instrumental com Helder do Sax e Michel Ribeiro do trompete.

O patrimônio histórico da cidade e a cultura local também foram destaques da roda de palestras ministradas pelos colaboradores Anthony Bezerra, Eneas Gabriel e Fagner Bomfim.

Para a secretária de Cultura, Adriana, a realização de um evento alusivo ao Dia da Cultura demonstra a preocupação da administração pública em resgatar e valorizar a cultura local. “É necessário conscientizar o povo a raiz da nossa cultura. E estes festivais, certamente, é uma ótima forma de mostrar a todos, principalmente aos nossos jovens, as nossas raízes", comenta. 

O último dia do festival, ocorreu no dia 31 de março, e contou com as apresentações de grupos folclóricos pelas ruas da cidade, sendo eles; Reisado de Riachuelo, Batalhão Reviver, Cacumbi de Laranjeiras, Samba de Coco de Canabrava de Santa Rosa de Limma,Chegança de Divina Pastora e a Quadrilha Meu Sertão.

Segundo a prefeita Cândida Leite, além do incentivo e resgate à cultura local, as tradições culturais de Riachuelo devem estar manter em destaque para a população. "Não podemos deixar morrer as tradições culturais da nossa cidade. Enquanto gestores, devemos incentivar a população, tendo em vista que cada um é o próprio fazedor da cultura", finalizou a prefeita Cândida Leite.