Seed capacita professores do Ensino Médio em Tempo Integral com o foco em Projeto de Vida

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
O curso será concluído nesta sexta-feira. Foto: Eugênio Barreto/SEED
O curso será concluído nesta sexta-feira. Foto: Eugênio Barreto/SEED

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 07/04/2017 às 00:31:00

Após passarem por uma semana de capacitação, professores que irão atuar nas escolas de ensino médio em tempo integral, participam de mais uma formação, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). O curso está sendo realizado no hotel Real Classic, teve início na quarta-feira, 5, e se estenderá até sexta-feira, 7.

Participam dessa capacitação os professores das unidades de ensino que iniciarão as aulas no dia 10 de abril e no dia 15 de maio. O foco desta formação é o “Projeto de Vida”, disciplina considerada o eixo central do projeto de educação em tempo integral.

Segundo a técnica do Serviço do Ensino Médio, Sarah Karenine, o curso vai orientar os professores a trabalharem essa disciplina com os estudantes. “Um dos focos do Projeto de Vida é fazer com que o aluno seja competente, autônomo e solidário, para isso, todo o curso é orientado na construção desse jovem que tem autonomia, competências, cujos valores positivos são salientados e que tenha segurança nas suas escolhas”, explicou.

 

Projeto de Vida - A consultora do ICE, Ana Claudia Faria Gomes, passa para os professores todas as orientações sobre o Projeto de Vida, disciplina que irá se relacionar com as outras, tendo como objetivo fazer com que os alunos reflitam sobre os seus sonhos.

“Logo no acolhimento, os estudantes vivenciarão situações em que irão refletir sobre os seus sonhos, se são viáveis e como podem construir a realização deles. Estamos resgatando isso nos professores agora para que eles saibam como atuar com os jovens”, afirmou.

Um dos participantes do curso foi Cledvaldo Correia, professor do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, que destacou a importância dessa capacitação. “Estamos sendo preparados para que os alunos possam ter uma visão melhor do futuro. Agora a gente se sente até motivado porque eles passarão a ter um sentido para a vida”, disse.

A professora Lenaide Oliveira, do Colégio Estadual Professor Raimundo M. de Araújo, em Indiaroba, destacou que o projeto é primordial. “Alguns professores até já conheciam essas práticas em sala de aula. Essa capacitação acaba esclarecendo dúvidas que nós tínhamos”, afirmou.