Construtoras apostam na praticidade do aço

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 23/08/2012 às 01:23:00

As construtoras investem em métodos diferenciados nas obras, como o aço, para atender a grande demanda por habitação. São projetos para construção de casas lineares e até de prédios pelo sistema, que é mais rápido e econômico. As construtoras que adotam o método também são beneficiadas, pois o retorno do capital investido é mais rápido.

A redução do tempo de obra é de até 40% quando comparada aos processos convencionais, já que a fabricação da estrutura é feita em paralelo às fundações, permitindo trabalhar em diversas frentes de serviços simultaneamente. No segmento de habitações populares há número expressivo de empreendimentos construídos em aço em várias cidades.

A diminuição de formas e escoramentos e o fato de a montagem da estrutura ser menos afetada pela ocorrência de chuvas são outros fatores que contribuem para esta redução. "O aço também é 100% reciclável. É importante observar que o aço chegou não para substituir os materiais tradicionais, mas para oferecer ao setor mais opção na hora de construir". A afirmação é do arquiteto da Usiminas e especialista em construção em aço, Roberto Inaba.

De acordo com Inaba, ao profissional competente, arquiteto ou engenheiro, cabe conhecer todos os materiais e tecnologias disponíveis para utilizá-los da forma mais adequada e aproveitando suas melhores características. "Vivemos momento importante na construção que começa a dar passos significativos rumo à modernidade, à industrialização, à diminuição drástica de desperdícios e à racionalização e enobrecimento da mão de obra", explica. (Jornal O Dia)