Catedral Metropolitana terá missas especiais durante a Semana Santa

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 11/04/2017 às 00:26:00

Até o próximo sábado de Aleluia, 15, a Catedral Metropolitana de Aracaju estará realizando celebrações especiais alusivas à Semana Santa 2017. A programação completa foi apresentada pela Cúria, devendo reunir mais de dez mil fiéis, conforme previsto pela coordenação do evento. As atividades foram iniciadas no último domingo, 09 – Domingo de Ramos, com a realização da benção e procissão de Ramos que interligou a Igreja São Salvador à Catedral - Dom Frei João José Costa; ontem foi a vez da tradicional Celebração das Sete Dores de Nossa Senhora. Hoje, a partir das 07h será celebrada a Santa Missa; já às 19h, a Celebração Penitencial.

Para os próximos quatro dias, a igreja realiza: amanhã, a partir das 7h, celebrações de Santa Missa (ofertório do preciosismo sangue de Cristo - sugere-se a coleta de gêneros alimentícios não perecíveis), e confissões; às 19h será a vez da Via Sacra na Praça Olímpio Campos. Na quinta-feira, 13, a partir das 9h será promovida a Missa dos Santos Óleos, celebrada pelo Dom Frei João José Costa; às 17h – Missa da instituição da Eucaristia e Lava Pés; Após a Missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento com Dom Frei João José Costa. Na Sexta-feira da Paixão às 5h ocorre a Via Sacra com concentração na Igreja São Jerônimo; 15h - Celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo com Dom Frei João José Costa, e às 19h – Sermão das Sete Palavras e Procissão do Senhor Morto.

Para o fiel Edmilson Soares, este período é essencial para que todos possam refletir quanto às ações de bondade que devem ser realizadas em busca de um mundo melhor. Ele lamenta que parte da população utilize os dias de trabalho reduzido apenas para descanso, ou festividade com amigos. "Existe uma confusão e inversão de valores relacionados a este período. Não é feriado prolongado, estamos falando de uma semana onde a ressureição de Cristo deve ser lembrada. Infelizmente muitos acabam utilizando esses quatro dias para deturpar a real importância da Semana Santa. É por estar sem Cristo no coração que muitos dos nossos políticos acabam roubando o que é de todos e para todos nós", afirmou.

Finalizando as atividades religiosas dedicadas à Semana Santa, a Igreja Católica promove no Sábado de Aleluia, a partir das 19h, a celebração da Vigília Pascal com a presença do Dom Frei João José Costa; logo em seguida os fiéis acompanham a Procissão do Ressuscitado.

Estradas e rodovias - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Sergipe já desenvolve a Operação Semana Santa 2017. Até a meia-noite de domingo a PRF modifica o planejamento das ações ordinárias e adapta a fiscalização para as características particulares do trânsito em locais e horários específicos. O planejamento levou em consideração análise de dados estatísticos com foco no comportamento dos motoristas e nas características dos acidentes considerados graves, ou seja, acidentes fatais ou com vítimas feridas gravemente. Essas análises permitiram a otimização dos recursos humanos e materiais, com foco na fiscalização em pontos e horários críticos para coibir comportamentos de risco como: ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade e a mistura fatal de álcool e direção.