Estudante de 12 anos é executado na porta da escola no Lamarão

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 12/04/2017 às 00:59:00

Um adolescente de 12 anos foi assassinado a tiros por volta das 13h de ontem, em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sergio Francisco da Silva, no Lamarão (zona norte de Aracaju). Segundo a polícia, o crime foi cometido por um homem armado que chegou ao local em um Fiat Pálio de cor azul. O menino, que cursava o 5º ano, chegava à escola junto com outros estudantes e foi atingido por pelo menos cinco disparos. Mesmo ferido, ele ainda correu para dentro da escola e pediu ajuda a dois guardas municipais que faziam a segurança no local, mas caiu no corredor de entrada e morreu antes da chegada do socorro médico.

O criminoso e o comparsa que o acompanhava conseguiram escapar, antes que os guardas chegassem ao portão. Alunos e professores entraram em pânico ao testemunharem o crime e a diretora da escola chegou a passar mal, precisando ser atendida. As aulas foram suspensas imediatamente e a escola foi isolada após a chegada de outros guardas municipais, policiais e peritos do Instituto Médico-Legal (IML). Eles encontraram uma cápsula de pistola no chão da rua. O corpo do adolescente foi recolhido cerca de uma hora após o crime.

Todo o trabalho da polícia foi acompanhado pela secretária municipal de Educação, Maria Cecília Leite, que também conversou com familiares do estudante. Segundo ela, o crime pode estar ligado a ameaças de morte contra o irmão mais velho da vítima, um ex-estudante da Sérgio Francisco. “A informação é de que o nosso aluno de 13 anos tinha um irmão envolvido em conflitos com outros grupos na comunidade. O que se pressupõe, e que a polícia irá apurar, é que esse envolvimento do irmão mais velho ocasionou no assassinato do mais novo. Esse irmão mais velho também estudava na escola e o pai tirou ele de lá para protegê-lo dessas ameaças”, disse Cecília, indicando que o assassino decidiu matar o menino de 13 anos por não ter encontrado o alvo das ameaças.

Os familiares ressaltaram também que o adolescente morto não tinha nada a ver com a suposta rixa, sendo ele um estudante dedicado e considerado de bom comportamento. As aulas na Emef Sergio Francisco só serão retomadas na segunda-feira que vem, pois a Prefeitura de Aracaju decretou ponto facultativo para amanhã, véspera do feriado de Sexta-Feira da Paixão. O crime será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).